O ensino híbrido e o retorno às aulas presenciais no pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p536

Palavras-chave:

Pandemia; Educação Ensino Híbrido

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a implementação do ensino híbrido e a retomada das aulas presenciais no 5º ano do ensino fundamental em um município do estado de Mato Grosso do Sul. Foi adotada uma abordagem qualitativa e descritiva. Para tanto, procedeu-se um levantamento de artigos que abordaram o ensino híbrido durante a pandemia de Covid-19, bem como pesquisa empírica envolvendo entrevista semiestruturada com uma professora e um professor. Os resultados indicaram que o ensino híbrido empodera o aluno, proporciona maior autonomia no processo de estudo, estimula a colaboração e a troca de informações, além de possibilitar a aprendizagem por meio de metodologias diversas. No contexto da pandemia de Covid-19, esta metodologia foi adaptada conforme as necessidades dos professores e dos alunos, considerando as medidas sanitárias de distanciamento e o retorno às aulas presenciais.

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Biografia do Autor

Gilmara Pereira da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciatura em pedagogia - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Célia Regina de Carvalho, UFMS

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande - MS. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí, na área de Pesquisa em Educação, Didática, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia Educacional. 

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

COSTA, Gilmara Pereira da; CARVALHO, Célia Regina de. O ensino híbrido e o retorno às aulas presenciais no pós-pandemia. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 536–553, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p536. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49456. Acesso em: 24 nov. 2024.

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