Um antropólogo na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p91

Palavras-chave:

Antropologia educacional, Educação, Biografia

Resumo

A biografia não deve ser entendida como uma sucessão de fatos completamente singulares e aleatórios, uma vez que, por meio dela podemos ter acesso a questões mais amplas que tangenciam as experiências sociais narradas, mais que isso, a análise biográfica nos permite reconhecer a indissociabilidade entre indivíduo e sociedade, entendidos aqui não como polos opostos. Através da narrativa de meu próprio percurso enquanto antropólogo na educação, proponho-me a desenvolver uma reflexão em torno do campo da Antropologia da Educação no Brasil, o qual compreendo está ainda em formação, ocupando um lugar periférico na agenda de pesquisas da Antropologia brasileira, indicando algumas tensões existentes e a necessidade de engajamento de antropólogos nessa discussão, e de pesquisadores com formação em educação, mas que reconhecem a relevância das discussões antropológicas para a educação. Além de destacar os percalços encontrados no processo de inserção no campo educacional, almejo elucidar questões que entendo serem pertinentes para se compreender a relação entre a Antropologia e a Educação, apontando elementos que nos possibilitem pensar em que a ciência antropológica pode contribuir para a pesquisa em educação, bem como para a formação de professores, partindo do pressuposto que a Antropologia constitui um dos “fundamentos teóricos da educação”.

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorado em Sociologia (UFPE). Professor da Universidade Federal Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

24-02-2016

Como Citar

OLIVEIRA, Amurabi. Um antropólogo na educação. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 1, p. 91–110, 2016. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n1p91. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/17165. Acesso em: 25 dez. 2024.

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