Vol. 15 No. 29 (2021)

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O dossiê pretende contribuir com uma avaliação sobre o estado da arte dos estudos dos jogos eletrônicos no contexto da cultura contemporânea em sentido amplo, compreendendo seus diferentes gêneros, formatos, narrativas e tecnologias envolvidas. O número está aberto para revisões teóricas sobre o tema da ludicidade, mas também se volta para a necessidade de se discutir eventuais acusações de ordem moral, processos de patologização que se antecipam ao debate científico sobre tal possibilidade, o que pode culminar muitas vezes em medidas repressivas e até criminalizadoras. Sobretudo, vale destacar estudos de caso de caráter etnográfico sobre os usos sociais dos jogos e que podem vir acompanhados de reflexões a respeito do seu acesso às classes mais baixas e o impacto que podem promover nas culturas periféricas, no debate contemporâneo sobre culturas jovens, feminismo, gamificação, gênero, machismo, racismo, ou outros grupos com atenção predominante para processos identitários. O presente dossiê é também um convite à interdisciplinaridade na qual se pretende reunir a antropologia, arte, comunicação, economia, filosofia, história, psicologia, psicanálise, sociologia etc.

Published: 2022-07-15

Expediente

  • Expediente

    1-2
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p1

Apresentação

  • Apresentação

    3-8
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p3

Artigos do dossiê

Artigos gerais

Entrevista

  • Interview with Rieko Kodama

    Gabriel Alves de Castilho
    391-401
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p391

Pesquisas seminais