A representação do Brasil no jogo Max Payne 3: um cenário de complexidade e interatividade com desigualdades, corrupção e violência
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n29p230Palavras-chave:
Comunicação, Mídias Lúdicas, Jogos digitais, Max Payne.Resumo
O artigo dialoga acerca da representação do Brasil em Max Payne 3, um jogo digital estadunidense que envolve temas como violência, corrupção, desigualdade social e crime organizado. Para tanto, analisa trechos do jogo que remetem a notícias recentes sobre os temas abordados, a fim de apresentar que, apesar de lançado em 2012, o jogo permanece atual. Como discussão teórica, faz-se uso dos Estudos Culturais, assim como a Complexidade de Edgar Morin, para compreender Max Payne 3 como uma mídia lúdica de resistência cultural. Para a compreensão do jogo como sistema que possibilita diferentes formas de interatividade, especialmente cultural, utiliza-se teorias do jogo a partir de Salen e Zimmerman. Assim, este artigo reflete sobre os jogos digitais, com ênfase em narrativa, como também produtos midiáticos que oferecem, potencialmente, conteúdos para reflexões acerca do mundo histórico.Downloads
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Publicado
2022-07-15
Como Citar
Postali, T., & Rodrigues Iuama, T. (2022). A representação do Brasil no jogo Max Payne 3: um cenário de complexidade e interatividade com desigualdades, corrupção e violência. Domínios Da Imagem, 15(29), 230–248. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n29p230
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Artigos do dossiê
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