A representação do Brasil no jogo Max Payne 3: um cenário de complexidade e interatividade com desigualdades, corrupção e violência
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n29p230Palabras clave:
Comunicação, Mídias Lúdicas, Jogos digitais, Max Payne.Resumen
O artigo dialoga acerca da representação do Brasil em Max Payne 3, um jogo digital estadunidense que envolve temas como violência, corrupção, desigualdade social e crime organizado. Para tanto, analisa trechos do jogo que remetem a notícias recentes sobre os temas abordados, a fim de apresentar que, apesar de lançado em 2012, o jogo permanece atual. Como discussão teórica, faz-se uso dos Estudos Culturais, assim como a Complexidade de Edgar Morin, para compreender Max Payne 3 como uma mídia lúdica de resistência cultural. Para a compreensão do jogo como sistema que possibilita diferentes formas de interatividade, especialmente cultural, utiliza-se teorias do jogo a partir de Salen e Zimmerman. Assim, este artigo reflete sobre os jogos digitais, com ênfase em narrativa, como também produtos midiáticos que oferecem, potencialmente, conteúdos para reflexões acerca do mundo histórico.Descargas
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