Política para uso de I.A
Política editorial para o uso de Inteligência Artificial (I.A) para a Revista Domínios da Imagem.
1. Aos autores:
- Solicitamos transparência no uso de IA. Qualquer ferramenta utilizada para tradução, elaboração de imagem, correção ou busca de referências deve ser informada no trabalho. Sugerimos o uso de nota de rodapé com o seguinte modelo:
"Este texto foi elaborado e corrigido com o auxílio do (nome do programa, versão), em (data). Após o uso destas ferramentas, os autores revisaram e editaram o conteúdo em conformidade com o método científico e assumem total responsabilidade pelo conteúdo da publicação".
- Imagens geradas por IA precisam estar devidamente referenciadas com nome do programa, versão e data na própria descrição da fonte, abaixo na imagem.
- Ocultar o uso e conteúdo de IA é uma falha ética que viola os princípios de transparência e honestidade em pesquisa.
- O uso de IA para gerar análises, reflexões, interpretações e conclusões é proibida pela revista. A IA não pode ser listada como coautora de artigos.
- Os autores são responsáveis por todo resultado gerado pela IA.
- O não cumprimento dessa política pode ocasionar na rejeição da submissão.
2. Aos pareceristas:
- Pareceristas não devem utilizar IA para formular suas avaliações. Qualquer assistência da IA deve ser declarada no formulário de avaliação.
3. Aos editores:
- É responsabilidade dos editores esclarecer as políticas do uso de inteligência artificial aos autores.
- A IA pode ser utilizada em tarefas administrativas como verificação de plágio, mas não pode ser utilizada na decisão editorial de aceite ou recusa de um artigo.