A fotografia como referência para a pintura

Apontamentos históricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.49500

Palavras-chave:

Pintura, Fotografia, Processos criativos, História da Arte

Resumo

No presente artigo propomos reflexões acerca da adoção da fotografia como referência em processos criativos pictóricos, a partir de apontamentos históricos sobre dispositivos, artistas, públicos, movimentos artísticos e obras que consideramos marcantes e decisivos para o tema, no decorrer dos séculos XIX e XX. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscilla Pessoa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (UFMS – Campo Grande/ MS); professora dos cursos de Artes Visuais e do Mestrado Profissional em Artes (UFMS). E-mail: priscilla.pessoa@ufms.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8080-8856.

Eluíza Ghizzi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUC – São Paulo/SP); professora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (UFMS). E-mail: eluizabortolotto.ghizzi@gmail.com. ORCID:https://orcid.org/0000-0002-4770-625X.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução de Denise Bottmann. 5. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ART BASEL. Galeria Lia Rumma. 2015. Disponível em:

https://www.artbasel.com/catalog/artwork/28344/Ugo-Mulas-James-Rosenquist-New- York. Acesso em: 28 jan. 2020. Página da galeria.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CHIARELLI, Tadeu. História da arte / história da fotografia no Brasil - século XIX: algumas considerações. Revista ARS, v. 3, n. 6, 2005. p. 78-87. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2943. Acesso em: 29 maio. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-53202005000200006

COLEÇÕES DIGITAIS DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE MICHIGAN. 2023. Fotografia publicitária de Marilyn Moroe de 1953 pelo fotógrafo Gene Korman, com as marcas de corte de Andy Warhol. Disponível em:

https://quod.lib.umich.edu/b/bulletinic/x-03101-und-03/03101_03. Acesso em: 05 mar. 2020.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.

EDINGER, Claudio. História da fotografia autoral e a pintura moderna. São Paulo: Ed. Ipsis, 2019.

FABRIS, Annateresa. Tempo e história em James Rosenquist. In: XIV ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE UNICAMP, 2019, Campinas. Atas [...] Campinas, 2019. p. 16-37. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3169. Acesso em: 14 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3169

FABRIS. O surrealismo à luz da fotografia: uma releitura. In: XXIV COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 2004, Belo Horizonte. Anais [...], Belo Horizonte: C/Arte, 2005. p. 01-08. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2004/anais. Acesso em: 13 maio 2023.

FABRIS, Anna Teresa. A captação do movimento: do instantâneo ao foto dinamismo. Revista ARS. São Paulo, v.2, n.4. 2004. p. 51-77. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2933. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-53202004000400005

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma filosofia da fotografia. São Paulo: Relume Dumará, 2002.

GOMBRICH, Ernst. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

HIGH MUSEUM OF ART. Supreme Hardware. 2020. Disponível em:

https://high.org/collections/supreme-hardware/. Acesso em 5 jan. 2020. Página sobre a obra.

HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

KIRF, Saskia. Capturado, perseguido, destruído. Revista Maz Online. Disponível em:

https://www.maz-online.de/kultur/erfasst-verfolgt-vernichtet- PSGQYXDU5C5TTZFFRXN7SPEVXE.html/. Acesso em: 24 maio 2020.

MACHADO, Vladimir. 1871: A fotografia na pintura da Batalha de Campo Grande de Pedro Américo. Revista 19&20, Rio de Janeiro, v. II, n. 3, 2007. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/obras/pa_foto.htm. Acesso em: 13 de dez. de 2022.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MEISEL, Louis. Photorealism. New York: Harry N. Abrams Publishers, 1980.

MESQUITA, Tiago. Pintura e fotografia (Andy Warhol e Gerard Richter). 2017. 287f. Tese (Doutorado em Filosofia). Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.

MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK. F111, de James Rosenquist. 2020.

Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/79805. Acesso em: 15 jan. 2020. Página sobre a obra.

JAMES ROSENQUIST STUDIO. Colagens de origem para F111. 2023. Disponível em: https://www.jamesrosenquiststudio.com/page/f-111. Acesso em: 16 jan. 2020.

SANTAELLA, Lucia. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, Diana. (Org.). A arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

SCHARF, Aaron. Art and photography. Baltimore: Penguin Books, 1974.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Publicado

2024-12-01

Como Citar

Pessoa, P., & Ghizzi, E. (2024). A fotografia como referência para a pintura: Apontamentos históricos. Domínios Da Imagem, 18, 1–29. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.49500

Edição

Seção

Artigos gerais