A fotografia como referência para a pintura
Apontamentos históricos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.49500Palavras-chave:
Pintura, Fotografia, Processos criativos, História da ArteResumo
No presente artigo propomos reflexões acerca da adoção da fotografia como referência em processos criativos pictóricos, a partir de apontamentos históricos sobre dispositivos, artistas, públicos, movimentos artísticos e obras que consideramos marcantes e decisivos para o tema, no decorrer dos séculos XIX e XX.
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução de Denise Bottmann. 5. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ART BASEL. Galeria Lia Rumma. 2015. Disponível em:
https://www.artbasel.com/catalog/artwork/28344/Ugo-Mulas-James-Rosenquist-New- York. Acesso em: 28 jan. 2020. Página da galeria.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CHIARELLI, Tadeu. História da arte / história da fotografia no Brasil - século XIX: algumas considerações. Revista ARS, v. 3, n. 6, 2005. p. 78-87. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2943. Acesso em: 29 maio. 2021.
COLEÇÕES DIGITAIS DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE MICHIGAN. 2023. Fotografia publicitária de Marilyn Moroe de 1953 pelo fotógrafo Gene Korman, com as marcas de corte de Andy Warhol. Disponível em:
https://quod.lib.umich.edu/b/bulletinic/x-03101-und-03/03101_03. Acesso em: 05 mar. 2020.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.
EDINGER, Claudio. História da fotografia autoral e a pintura moderna. São Paulo: Ed. Ipsis, 2019.
FABRIS, Annateresa. Tempo e história em James Rosenquist. In: XIV ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE UNICAMP, 2019, Campinas. Atas [...] Campinas, 2019. p. 16-37. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3169. Acesso em: 14 maio 2021.
FABRIS. O surrealismo à luz da fotografia: uma releitura. In: XXIV COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 2004, Belo Horizonte. Anais [...], Belo Horizonte: C/Arte, 2005. p. 01-08. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2004/anais. Acesso em: 13 maio 2023.
FABRIS, Anna Teresa. A captação do movimento: do instantâneo ao foto dinamismo. Revista ARS. São Paulo, v.2, n.4. 2004. p. 51-77. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2933. Acesso em: 30 ago. 2023.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma filosofia da fotografia. São Paulo: Relume Dumará, 2002.
GOMBRICH, Ernst. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
HIGH MUSEUM OF ART. Supreme Hardware. 2020. Disponível em:
https://high.org/collections/supreme-hardware/. Acesso em 5 jan. 2020. Página sobre a obra.
HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
KIRF, Saskia. Capturado, perseguido, destruído. Revista Maz Online. Disponível em:
https://www.maz-online.de/kultur/erfasst-verfolgt-vernichtet- PSGQYXDU5C5TTZFFRXN7SPEVXE.html/. Acesso em: 24 maio 2020.
MACHADO, Vladimir. 1871: A fotografia na pintura da Batalha de Campo Grande de Pedro Américo. Revista 19&20, Rio de Janeiro, v. II, n. 3, 2007. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/obras/pa_foto.htm. Acesso em: 13 de dez. de 2022.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MEISEL, Louis. Photorealism. New York: Harry N. Abrams Publishers, 1980.
MESQUITA, Tiago. Pintura e fotografia (Andy Warhol e Gerard Richter). 2017. 287f. Tese (Doutorado em Filosofia). Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK. F111, de James Rosenquist. 2020.
Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/79805. Acesso em: 15 jan. 2020. Página sobre a obra.
JAMES ROSENQUIST STUDIO. Colagens de origem para F111. 2023. Disponível em: https://www.jamesrosenquiststudio.com/page/f-111. Acesso em: 16 jan. 2020.
SANTAELLA, Lucia. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, Diana. (Org.). A arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
SCHARF, Aaron. Art and photography. Baltimore: Penguin Books, 1974.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.






As obras deste periódico estão licenciadas com