El botón de Nácar:

a cinematografia e a memória da água

Autores

  • Rogério Luiz Silva de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p163

Resumo

El Botón de Nácar (2015) é um documentário dirigido por Patricio Guzmán. Lançado no intervalo entre Nostalgia de la Luz (2010) e La Cordillera de los Sueños (2020), o filme, assim como os outros dois, adota uma estratégia de criação que, nas palavras do próprio diretor, a respeito de seu processo criativo, segue “o caminho da intuição, da dedução ou das metáforas” (GUZMÁN, 2017, p. 22). Assim como os outros filmes, El Botón de Nácar oferta uma experiência audiovisual que conecta os acontecimentos do regime de Augusto Pinochet, durante a ditadura militar chilena, com outros episódios da memória do país. A partir de uma experiência de cinematografia rigorosa, assinada pela diretora de fotografia Katell Djian, El Botón de Nácar é feito de metáforas visuais que estão a serviço de um argumento profícuo: a água tem memória. Em torno desta inferência, as imagens do filme constituem um conjunto de formas obtidas por meio de recursos particulares da direção de fotografia. Diante dessas imagens, é possível construir uma reflexão sobre o modo como sua captura tática intensifica a ideia de que a água tem memória, e amplia nosso olhar a respeito da relação da água na Terra com a dinâmica do Universo. O estudo faz uso de uma metodologia que, a partir de uma análise imagética, tem inspiração na maneira como Fayga Ostrower pensa o processo criativo e na disposição teórica de Georges Didi-Huberman, no que diz respeito ao trato da memória por meio da ideia de anacronismo. Apesar da presença de um vasto repertório de recursos visuais na narrativa, a ênfase do estudo recai sobre a direção de fotografia, especialmente em elementos como os grandes planos e planos detalhe (registrados com artifício macro), desfoque e movimentos de câmera.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

Silva de Oliveira, R. L. (2023). El botón de Nácar:: a cinematografia e a memória da água. Domínios Da Imagem, 17(32), 163–208. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p163

Edição

Seção

Artigos gerais