La fotografía como referente de la pintura

Notas historicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.49500

Palabras clave:

Pintura, Fotografía, Procesos creativos;, Historia del Arte

Resumen

En este artículo proponemos reflexiones sobre la adopción de la fotografía como referente en los procesos creativos pictóricos, a partir de apuntes históricos sobre dispositivos, artistas, públicos, movimientos artísticos y obras que consideramos llamativas y decisivas para la temática, durante los siglos XIX y XX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscilla Pessoa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (UFMS - Campo Grande/ MS); professora dos cursos de Artes Visuais e do Mestrado Profissional em Artes (UFMS). E-mail: priscilla.pessoa@ufms.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8080-8856.

Eluíza Ghizzi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUC - São Paulo/SP); professora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (UFMS). E-mail: eluizabortolotto.ghizzi@gmail.com. ORCID:https://orcid.org/0000-0002-4770-625X.

Citas

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução de Denise Bottmann. 5. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ART BASEL. Galeria Lia Rumma. 2015. Disponível em:

https://www.artbasel.com/catalog/artwork/28344/Ugo-Mulas-James-Rosenquist-New- York. Acesso em: 28 jan. 2020. Página da galeria.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CHIARELLI, Tadeu. História da arte / história da fotografia no Brasil - século XIX: algumas considerações. Revista ARS, v. 3, n. 6, 2005. p. 78-87. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2943. Acesso em: 29 maio. 2021.

COLEÇÕES DIGITAIS DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE MICHIGAN. 2023. Fotografia publicitária de Marilyn Moroe de 1953 pelo fotógrafo Gene Korman, com as marcas de corte de Andy Warhol. Disponível em:

https://quod.lib.umich.edu/b/bulletinic/x-03101-und-03/03101_03. Acesso em: 05 mar. 2020.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.

EDINGER, Claudio. História da fotografia autoral e a pintura moderna. São Paulo: Ed. Ipsis, 2019.

FABRIS, Annateresa. Tempo e história em James Rosenquist. In: XIV ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE UNICAMP, 2019, Campinas. Atas [...] Campinas, 2019. p. 16-37. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3169. Acesso em: 14 maio 2021.

FABRIS. O surrealismo à luz da fotografia: uma releitura. In: XXIV COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 2004, Belo Horizonte. Anais [...], Belo Horizonte: C/Arte, 2005. p. 01-08. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2004/anais. Acesso em: 13 maio 2023.

FABRIS, Anna Teresa. A captação do movimento: do instantâneo ao foto dinamismo. Revista ARS. São Paulo, v.2, n.4. 2004. p. 51-77. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2933. Acesso em: 30 ago. 2023.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma filosofia da fotografia. São Paulo: Relume Dumará, 2002.

GOMBRICH, Ernst. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

HIGH MUSEUM OF ART. Supreme Hardware. 2020. Disponível em:

https://high.org/collections/supreme-hardware/. Acesso em 5 jan. 2020. Página sobre a obra.

HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

KIRF, Saskia. Capturado, perseguido, destruído. Revista Maz Online. Disponível em:

https://www.maz-online.de/kultur/erfasst-verfolgt-vernichtet- PSGQYXDU5C5TTZFFRXN7SPEVXE.html/. Acesso em: 24 maio 2020.

MACHADO, Vladimir. 1871: A fotografia na pintura da Batalha de Campo Grande de Pedro Américo. Revista 19&20, Rio de Janeiro, v. II, n. 3, 2007. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/obras/pa_foto.htm. Acesso em: 13 de dez. de 2022.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MEISEL, Louis. Photorealism. New York: Harry N. Abrams Publishers, 1980.

MESQUITA, Tiago. Pintura e fotografia (Andy Warhol e Gerard Richter). 2017. 287f. Tese (Doutorado em Filosofia). Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.

MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK. F111, de James Rosenquist. 2020.

Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/79805. Acesso em: 15 jan. 2020. Página sobre a obra.

JAMES ROSENQUIST STUDIO. Colagens de origem para F111. 2023. Disponível em: https://www.jamesrosenquiststudio.com/page/f-111. Acesso em: 16 jan. 2020.

SANTAELLA, Lucia. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, Diana. (Org.). A arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

SCHARF, Aaron. Art and photography. Baltimore: Penguin Books, 1974.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Publicado

2024-12-01

Cómo citar

Pessoa, P., & Ghizzi, E. (2024). La fotografía como referente de la pintura: Notas historicas. Domínios Da Imagem, 18, 1–29. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.49500

Número

Sección

Artigos gerais