Nossas Histórias em Quadrinhos (HQs) como artefatos de ensino interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n30p163

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos e linguagem, Ensino interdisciplinar, HQs e Sala de aula, Artefatos didáticos.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as Histórias em Quadrinhos (HQs) elaboradas no Brasil como uma modalidade de linguagem apropriada para a pesquisa e o ensino em sua vertente interdisciplinar. Para tanto, o texto está estruturado em três tópicos norteadores preocupados em apresentar as HQs como modalidade de linguagem capaz de se comunicar na união de textos e imagens; em um segundo momento, apresentar sua gênese e historicidade no Brasil; e, por fim, a aplicabilidade e desafios desse recurso na sala de aula como ferramenta didático-pedagógica. Como resultado, é possível inferir que as HQs não são apenas ferramentas lúdicas ou de entretenimento. Por certo, têm-se apresentado um meio promissor de ensino interdisciplinar para os alunos familiarizados diariamente por um forte apelo dos conteúdos visuais

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Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Universidade Federal Rural do Semiárido. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Pós-Doutor  em História (CAPES/UFPR, 2017). Doutor em História (UFSC, 2013),  Mestre em História pela UDESC (2010).Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino (CNPq/UFERSA).

Jonathan Diógenes Costa

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) (UERN/UFERSA/IFRN) (2019). Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2011). Atualmente é professor do CONVESTI Colégio e Curso, na cidade de Mossoró-RN. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Artes

Maria do Socorro Souza, Universidade de Lisboa - Portugal/ Doutoranda em Educação

Doutoranda em Educação pela Universidade de Lisboa -Portugal. Mestra em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Tamanini, P. A., Costa, J. D., & Souza, M. do S. (2022). Nossas Histórias em Quadrinhos (HQs) como artefatos de ensino interdisciplinar . Domínios Da Imagem, 16(30), 163–222. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n30p163