A “EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA” NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO A PARTIR DE MEMÓRIAS DE PROFESSORAS E EGRESSOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAXIAS DO SUL/RS (1974-1985)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p348

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Moral e Cívica, Memórias, Práticas escolares.

Resumo

O estudo analisa as aulas de Educação Física e suas relações com as práticas de Educação Moral e Cívica na Escola Giuseppe Garibaldi (Caxias do Sul/RS), entre 1974 e 1985, visando compreender como estas relações se traduziram em práticas culturais em torno desta instituição. A perspectiva teórica é da História Cultural sustentada em Chartier (1988), e utiliza a metodologia da História Oral (LOZANO, 2005) e Análise Documental (LUCHESE, 2014), valendo-se dos aportes das memórias mediante entrevistas com professoras e egressos. As entrevistas foram cotejadas com documentos históricos, dentre eles cadernos, atas e registros escolares, leis, decretos e fotografias pesquisados em diferentes acervos. Os indícios apontam para práticas de Educação Física vinculadas a Educação Moral e Cívica e aos preceitos orientados pela ditadura civil-militar, evidentes nos ensaios de marcha, entonações dos hinos, que ocorriam nas aulas de Educação Física e constituíram práticas culturais na instituição.


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Biografia do Autor

Cristian Giacomoni, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).  

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS. 

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Publicado

2022-07-15

Como Citar

Giacomoni, C., & Edimar de Souza, J. (2022). A “EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA” NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO A PARTIR DE MEMÓRIAS DE PROFESSORAS E EGRESSOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAXIAS DO SUL/RS (1974-1985). Domínios Da Imagem, 15(29), 348–368. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p348

Edição

Seção

Artigos gerais