Pode o videogame empoderar alguém? Reflexões para uma proposta de ensino de desenvolvimento de jogos narrativos autorais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p295

Palavras-chave:

Videogames, Narrativas, Narrativas Autorais, Ensino, Desenvolvimento de jogos digitais

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão que parte da conceituação de jogo e de narrativa para trazer debates em torno dos videogames narrativos autorais focados na expressão de temas ligados a vulnerabilidades sociais. Com base em textos relevantes de momentos anteriores sobre democratização midiática e em uma consequente chamada para ação na adoção e divulgação de ferramentas e estratégias de ampliação do acesso aos conhecimentos e práticas de desenvolvimento de jogos foram colocados em paralelo alguns dos questionamentos sobre o assunto no contexto contemporâneo do sistema de produção e circulação de jogos digitais para, assim, compartilhar um relato de experiências de ensino para o desenvolvimento desses jogos de texto interativos


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Biografia do Autor

Beatriz Blanco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS

Doutoranda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS 

Julia Stateri, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP

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Publicado

2022-07-15

Como Citar

Blanco, B., & Stateri, J. (2022). Pode o videogame empoderar alguém? Reflexões para uma proposta de ensino de desenvolvimento de jogos narrativos autorais. Domínios Da Imagem, 15(29), 295–311. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p295

Edição

Seção

Artigos do dossiê