Glória a Arstotzka: A experiência sensível e imersão em Papers, Please

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p149

Palavras-chave:

Imersão, Experiência, Videogame, Papers, Please.

Resumo

O presente artigo analisa o modo em que o jogo de videogame independente Papers, Please (2013) pode proporcionar ao jogador a imersão em mundos primorosamente simulados através da experiência obtida do jogar. Trata como pilares teórico-metodológicos a imersão e a experiência sensível, considerando seus elementos intrínsecos como essenciais para a compreensão das relações entre jogo-jogador (ambiente-indivíduo). Considera, primordialmente, o videogame como uma tecnologia da imagem e do imaginário. Busca, ainda, através das metodologias de Estudo de Caso e Observação Participante, registrar como pode ocorrer a experiência de imersão de consciência, identificando características que diferenciam essas experiências e compreendendo mobilizações afetivas experimentadas.

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Biografia do Autor

Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEdumatec/UFPE), Recife-PE. 

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Publicado

2022-07-15

Como Citar

Túlio Olímpio Pereira da Costa, C. (2022). Glória a Arstotzka: A experiência sensível e imersão em Papers, Please. Domínios Da Imagem, 15(29), 149–170. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p149

Edição

Seção

Artigos do dossiê