Oralidade, poesia e performance em canções de rap como manifestação coletiva

Autores

  • Selma Regina Bonugli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31534

Palavras-chave:

Rap, Manifestação, Poesia

Resumo

Este trabalho consiste em analisar a canção dos Racionais MC’s Negro Drama e comparar seu discurso ideológico, permeado por marcas orais e poéticas com a canção de outro MC, o Criolo, Não existe amor em SP, cuja linguagem estética revela a essência da alma humana. A temática de ambas as canções aborda a violência urbana de São Paulo e as grandes dificuldades e perigos vividos nas favelas das periferias. Na canção dos Racionais, a letra é intensa como a voz dos MC’s ao utilizarem o microfone como poder de denúncia e manifestação contra o Sistema. A música mixada, ao fundo, reflete a consciência do lugar ocupado pelos ouvintes. Em Criolo, o ritmo da música adquire múltiplas escolhas melódicas, incluindo instrumentos musicais. O MC expressa a solidão e o sentimento de desamparo dos paulistanos.

Biografia do Autor

Selma Regina Bonugli, Universidade Estadual de Londrina

Docente de Pós Graduação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2012-10-29

Como Citar

Bonugli, S. R. (2012). Oralidade, poesia e performance em canções de rap como manifestação coletiva. Boitatá, 7(14), 63–82. https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31534

Edição

Seção

Dossiê

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