Música e poesia nas canções de malandragem de Chico Buarque de Hollanda

Autores

  • Claudeir Aparecido de Souza Secretaria de Educação do Paraná - SEED (PR)
  • Adalberto de Oliveira Souza Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30705

Palavras-chave:

Poesia, Música, Chico Buarque, Modernidade, Literatura comparada

Resumo

A partir do pressuposto que a canção é um gênero híbrido, composto de poesia e música, estabelece-se uma tradição para suas porções poética e musical. As bases da tradição da modernidade fundadas em Baudelaire fazem eco na elaboração da letra poética. Por sua vez, a canção popular de nossos dias, caracteriza-se pela imersão na cultura popular, concebida no cruzamento das múltiplas linguagens que vicejaram na esteira da modernidade. A obra cancionista de Chico Buarque de Hollanda apresenta-se como paradigma desse contexto. A atualização da tradição do samba, presente nas canções de temática da malandragem, potencializada pela tradição das letras poéticas, singulariza a canção buarqueana na qual a performance e a estrutura melódica apresentam-se como fatores de consolidação do gênero cancionista.

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Biografia do Autor

Claudeir Aparecido de Souza, Secretaria de Educação do Paraná - SEED (PR)

Professor Mestre da Secretaria de Educação do Paraná - SEED (PR)

Adalberto de Oliveira Souza, Universidade Estadual de Maringá

Professor Doutor na Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2007-07-14

Como Citar

Souza, C. A. de, & Souza, A. de O. (2007). Música e poesia nas canções de malandragem de Chico Buarque de Hollanda. Boitatá, 2(3), 51–61. https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30705

Edição

Seção

Dossiê