Entre livros e discos: aliança e disputa entre Jorge Amado e Dorival Caymmi na representação da baianidade na década de 1940
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31692Palabras clave:
Dorival Caymmi, Jorge Amado, Baianidade, Cultura Popular, Cultura EruditaResumen
O literato Jorge Amado e o cancionista Dorival Caymmi formaram na década de 1940, uma prolífica parceria em torno da baianidade, estabelecendo uma proximidade ímpar entre eruditos e populares no panorama cultural de seu tempo. Sob a imagem fraterna e confluente dessa obra conjunta, porém, restava uma aguda disputa em torno da representação do popular, com um e outro manipulando a produção alheia, num jogo de ênfases e omissões dirigido à afirmação da sua própria situação no debate político e estético brasileiro. O presente trabalho analisa essa produção conjunta e busca reconstituir historicamente o jogo de tensões que a moldou.
Descargas
Citas
AMADO, Jorge: Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios. 35 ed. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1983.
AMADO, Jorge: Mar morto. 51. ed.. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1980.
AMADO, Jorge. Casa Grande e senzala e a revolução cultural. In: Gilberto Freyre: sua ciência, sua filosofia, sua arte: ensaios sobre o autor de Casa-grande & senzala, e sua influência na moderna cultura do Brasil. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1962. Disponível em:<http://bvgf.fgf.org.br/portugues/critica/livros/gf_cfa_amado.htm>. Acesso em: 05 nov. 2013.
ANDRADE, C. M. P.: Bahia, Cidade-Síntese da Nação Brasileira: Uma leitura em Jorge Amado. 1999. Tese (Doutorado) - HS-PUCSP, São Paulo, 1999.
CASTRO, Ruy. Carmen, uma biografia. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2005.
CAYMMI, Dorival. Cancioneiro da Bahia. 4 ed. São Paulo, Ed.: Martins, 1967.
CAYMMI, Dorival .É doce morrer no mar. (D. Caymmi/J. Amado). Rio de Janeiro: Grav. Colúmbia, 1941. Disponível em: <http://acervo.ims.uol.com.br/index.asp?codigo_sophia=7130> . Acesso em: 15 out. 2013.
CAYMMI, Dorival. Porque estou musicando motivos de ‘Mar Morto’ e ‘Jubiabá’. In: ANUÁRIO Brasileiro de Literatura. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti Editores, 1940. n.4
CAYMMI, Stella. Dorival Caymmi e a Bossa Nova: o portador inesperado - a obra de Dorival Caymmi (1938-1958). Rio de Janeiro: Ed. Ibris Libris, 2008.
CAYMMI, Stella. Dorival Caymmi, o Mar e o Tempo. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2001.
CAYMMI, Stella. O que é que a baiana tem?: Dorival Caymmi na era do rádio. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2013.
DOMINGUES, André. Caymmi sem folclore. São Paulo: Ed. Barcarolla, 2009.
GARCIA, Walter. Melancolias, Mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o pregão de rua e a canção popular-comercial no Brasil Tese (Doutorado) - ECA-USP, São Paulo, 2006.
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917- 1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
SAROLDI, Luiz Carlos; MOREIRA, Sônia Virgínia. A Rádio Nacional: o Brasil em sintonia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
TOTA, Antônio Pedro. Samba da Legitimidade. 1980. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1980.
VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
WISNIK, José Miguel. Getúlio da Paixão Cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In: SQUEFF, Enio; WISNIK, José Miguel. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira – Música. 2. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 André Domingues dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.