Completando a escritura: a performance do Palhaço de Reis do Guadalupe

Autores/as

  • Daniel Batista Lima Borges Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31547

Palabras clave:

Cultura Caipira, Narrativas orais, Performance, Anagnôrisis

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir possibilidades de estudo de causos – narrativas orais praticadas por famílias de traços caipiras – de modo a enfatizar as particularidades expressivas e culturais de um grupo específico de Folia de Reis atuante no município de Caçapava-SP, Brasil. O ensaio busca, nesse sentido, mecanismos de resistência: procura-se investigar as maneiras que a Folia desenvolve táticas para perpetuar um conhecimento próprio e de valor comunitário, usando da ressignificação do texto bíblico e se completando na atuação do palhaço da Folia. Para tanto, importa a discussão sobre novas possibilidades de relações entre análise literária e performance, de modo a considerar o hibridismo das especificidades simbólicas das comunidades rurais considerando diferenças epistemológicas, visando o reconhecimento de novas formas de atualização da memória oral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Batista Lima Borges, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Mestrando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Citas

ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional. Festas, Bailados, Mitos e Lendas. Volume 1. São Paulo: Melhoramentos, 1965. p.105.

AUERBACH, Eric, Mimesis. Tradução: Georg Bernard Sperber. São Paulo: Perspectiva, 1971. 496 p.

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: Hucitec, 1990.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro, São Paulo: Perspectiva, 2000.

BÍBLIA, N. T. Mateus. Português. Bíblia sagrada. Reed. 141, Versão de João José Pedreira de Castro. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2001. Cap. 2, vers. 12.

BLANCHE, Marta. Folklore y Cultura Popular. Revista de Investigaciones Folklóricas, Buenos Aires, n.3, dez. 1988.

BOILEAU, Nicolas. Dévots aieux Apud Le drame populaire des «Rois». Annales de Bretagne, França. t. 28, n. 4, p.519-558, 1912.
Disponível em: <http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/abpo_0003- 391X_1912_num_28_4_1400>. Acesso em: 20 mar.2013.

BOURDIEU, Pierre. Questions de sociologie. Paris: Éditions de Minuit. 1984.

BRITANNICA, Encyclopaedia. Anagnôrisis. disponível em: <http://global.britannica.com/EBchecked/topic/22338/anagnorisis>, acesso em 20 abr. 2013.

CABOT, Mateu. La crítica de Adorno a la cultura de las massas. Costelaciones: Revista de Teoria Crítica, Madrid, v. 3, p. 130-147, dez. 2011. Disponível em: http://www.constelaciones-rtc.net/03/03_07.pdf, acesso em 20 abr. 2013.

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Ediouro, 1972.

CAVALHEIRO, Carlos Carvalho. Nos passos da Folia de Reis, Sorocaba, 2012. Disponível em: <http://www.crearte.com.br/carlos_textos_t05.htm>, acesso em 20/03/2013.

CAVE, Terence. Recognitions: a study in poetics. 1. ed. New York – EUA: Oxford University Press, 1990. 528 p.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução: Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 281 p.

MÂLE, Émile. “L'Art Religieux de XII siècle”, na Gazette de Beaux Arts, 1904. Apud CAVALHEIRO, Carlos Carvalho. Nos passos da Folia de Reis. Sorocaba, 2012. Disponível em: <http://www.crearte.com.br/carlos_textos_t05.htm>, acesso em 20 mar. 2013.

SANTOS, Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos. Os Palhaços nas Manifestações Populares Brasileiras. Dissertação de mestrado, UNESP, 2008. Disponível em: <2008.Profanohttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bia/33004013063P4/20 08/santos_ilp_me_ia.pdf >, acesso em 20 abr. 2013.

SAINT-MLEUX, Georges. Le drame populaire des «Rois». Annales de Bretagne, França, t.28, n. 4, p.519-558, 1912. Disponível em: <http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/abpo_0003- 391X_1912_num_28_4_1400>. Acesso em: 20 mar. 2013.

VÉRON, Eliseo. La semiosis Social.Buenos Aires, Gedisa, 1987.

Publicado

2013-06-29

Cómo citar

Borges, D. B. L. (2013). Completando a escritura: a performance do Palhaço de Reis do Guadalupe. Boitatá, 8(15), 60–77. https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31547

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.