Autoras Indígenas e as Escrituras do Corpo da Terra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2023v18.e49735

Palavras-chave:

Apropriação linguística; produção artística dos povos originários; Denízia Cruz.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão de como o campo das poéticas orais, seja em seu debate teórico e epistemológico quanto em suas formas de expressão e produção sociocultural, contribui para uma reflexão acerca da construção identitária e cultural dos povos originários do Brasil, particularmente nos modos que ampliam os meios e materialidades inscritas nas formas de acessar, experienciar, produzir e circular as experiências do mundo sensível. Neste sentido, tomamos como mote a forçada apropriação da língua portuguesa nas expressões orais e escritas impostas aos povos nativos do território brasileiro e sua conversão instrumento de reivindicação dos seus direitos incorporada nas vozes ancestrais para pensar as fabulações produzidas pelos povos originários por meio da imagem conceito da escrita impressa transformada novas “armas” combativas. Para isso, valemo-nos brevemente da produção poética de Denízia Kawany Fulkaxó, ou Denízia Cruz, como assina em seus livros, com vistas a assinalar uma entre tantas possibilidades de reflexão crítica acerca das maneiras pelas quais os escritos dos povos originários estabelecem o diálogo com os não indígenas, provocando aproximações e transformações criativas tanto na língua quanto na cultura apropriada.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Lucilene Uhlman, Pós-graduação em Crítica Cultural - Universidade do Estado da Bahia - UNEB

.

Referências

ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. 1ª ed, 2ª impr. Tradução: Carmem Cacciacarro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2013.

BARTHES, R. Aula. Tradução Leyla Perrone-Moisés. 1ª ed. São Paulo: Cultrix, 1980.

CRUZ, D. Kariri Xocó - contos indígenas. Vol. 1. 2ª reimpr. São Paulo: SESC Edições, 2021.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Entre América e Abya Yala – tensões de territorialidade. Disponível em: https://www.ufrgs.br/estudoslatinoamericanos/wp-content/uploads/2019/04/ELA8%C2%BA-Texto9-1.pdf. Acesso: 3 fev. 2023.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

JECUPÉ, K. W. Tupã Tenondé: a criação do Universo, do homem e da terra segundo a tradição oral Guarani. São Paulo: Peirópolis, 2001.

KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

MIGNOLO, W. D. Histórias locais / pensamentos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar; tradução Solange Ribeiro de Oliveira. 1ª ed. rev. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.

Downloads

Publicado

2024-03-22

Como Citar

Carla Lucilene Uhlman, & Felix, J. C. (2024). Autoras Indígenas e as Escrituras do Corpo da Terra. Boitatá, 18(36), e023017. https://doi.org/10.5433/boitata.2023v18.e49735