Poesia e música: lastro de oralidade na performance de Maria Bethânia

Autores/as

  • Renato Forin Junior Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31244

Palabras clave:

Maria Bethânia, Oralidade, Poesia, Musical, Espetáculo

Resumen

Este artigo investiga as características do “espetáculo de música teatralizado” de Maria Bethânia e as relações do trabalho da intérprete com elementos das poéticas orais. Para tanto, recorre à história da ligação (tão íntima) entre música e poesia, desde a origem grega, passando pelo medievo, até as manifestações de vanguarda, que recuperam a voz de forma revolucionária. Um capítulo à parte reflete sobre a pujança da oralidade no Brasil - o que legou à nação a elegância de sua canção popular - bem como o salutar encontro entre música e teatro, que viria a originar belos shows teatralizados. Maria Bethânia figura como aglutinadora destas influências orais ao construir espetáculos de caráter autoral que valorizam a musicalidade da palavra, a dramaturgia, a interpretação e o jogo integral entre elementos cênicos.

Biografía del autor/a

Renato Forin Junior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Citas

ALMEIDA, Tereza Virginia de. O corpo do som: notas sobre a canção. In: MATOS, Cláudia Neiva de et al (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008. p. 316-326.

ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. São Paulo: Livraria Martins, 1953.

BOSI, Ecléa. Cultura e desenraizamento. In: BOSI, Alfredo (Org.). Cultura brasileira – temas e situações. São Paulo: Ática, 1992. p. 16-41.

BUARQUE, Chico; LOBO, Edu. Choro bandido. Disponível em: www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=choroban_85.htm. Acesso em: 5 jan. 2011.

CALADO, Carlos. O jazz como espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CAVALCANTI, Berenice; STARLING, Heloisa Maria; EISENBERG, José (Orgs.). Decantando a República: inventário histórico e político da canção moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. v.1 - Outras conversas sobre os jeitos da canção.

CHOPIN, Henri. Mutações poéticas. In: MENEZES, Philadelpho (Org.). Poesia sonora – poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: Educ, 1992. p. 60-73.

CÍCERO, Antonio. Finalidade sem fim – ensaios sobre poesia e arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

COPLAND, Aaron. Como ouvir (e entender) música. Tradução de Luiz Paulo Horta. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.

DAVINI, Silvia Adriana. Voz e palavra – música e ato. In: MATOS, Cláudia Neiva de et al (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008. p. 307-315.

DORIA, GustavoAlberto Accioli. Moderno teatro brasileiro: crônica de suas raízes. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1975.

FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. A cegueira da leitura e a desfossilização da voz: a poesia oral na literatura de viajantes. Disponível em: <//hmi.ewi.utwente.nl/Cuba/content_e_2.html>. Acesso em: 18 dez. 2010.

FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. Vanguarda, voz e virtus: apontamentos sobre os experimentalismos poéticos na internet. In: CORRÊA, Alamir Aquino (Org.). Ciberespaço: mistificação e paranóia. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2008. p. 106-117.

FERRAZ, Eucanaã. Caetano Veloso – letra só. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance?. In: MATOS, Cláudia Neiva de et al (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008. p. 15-43.

FONTANA, Giovanni. Oralidade, escritura, intermedialidade. In: MENEZES, Philadelpho (Org.). Poesia sonora – poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: Educ, 1992. p. 129-132.

MALHADAS, Daisi. Tragédia grega: o mito em cena. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

MANOEL, Antonio. A música na primeira poética de Mário de Andrade. In: DAGHLIAN, Carlos (Org.). Poesia e música. São Paulo: Perspectiva, 1985. p. 15-47.

MANOEL, Antonio. Apresentação. In: DAGHLIAN, Carlos (Org.). Poesia e música. São Paulo: Perspectiva, 1985. p. 9-13.

MARIA BETHÂNIA - Música é perfume. Direção, Produção e Roteiro de George Gachot. Com Maria Bethânia, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jaime Alem, Nana Caymmi e Miúcha. França/Suíça: Idéale Audience, 2005. 1 DVD (82 min.), documentário musical, son., color.

MATOS, Cláudia Neiva de. Poesia e Música: laços de parentesco e parceria. In: MATOS, Cláudia Neiva de. et al (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008. p. 3-98.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

MENEZES, Philadelpho. Introdução: da poesia fonética à poesia sonora. In: MENEZES, Philadelpho (Org.). Poesia sonora – poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: Educ, 1992. p. 9- 18.

MENEZES, Philadelpho. Poesia sonora – poéticas experimentais da voz no século XX. Idealização e comentários de Philadelpho Menezes; roteiro de Philadelpho Menezes e Franklin Valverde; apresentado por Franklin Valverde. São Paulo: Cultura FM, 1994. Programa radiofônico em quatro capítulos.

MINARELLI, Enzo. A voz instrumento de criação dos futuristas à poesia sonora. Sibila – Revista de Poesia e Cultura, Cotia, ano 04, n. 08-09, p. 178-215, set. 2005.

MINARELLI, Enzo. Polipoesia - entre as poéticas da voz no século XX. Londrina: Eduel, 2010.

MONTEIRO, Keila Michelle Silva. Corpo e performance na poesia cantada. Palimpsesto, Rio de Janeiro, ano 09, n. 10, 2010. Disponível em: <www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num10/dossie/palimpsesto10_dossie04.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2010.

NASCIMENTO, Milton; BRANDT, Fernando. Canções e momentos. Disponível em: <//www.miltonnascimento.com.br/#/obra/>. Acesso em: 15 dez. 2010.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Introdução à melopoética: a música na literatura brasileira. In: OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. et al. Literatura e música. São Paulo: Senac, 2003. p. 17-48.

PALAVRA Encantada. Direção de Helena Solberg. Roteiro de Diana Vasconcellos, Helena Solberg, Marcio Debellian. Com Antonio Cícero, Adriana Calcanhoto, Chico Buarque, José Miguel Wisnik, Lenine, Maria Bethânia, Martinho da Vila e Tom Zé. Rio de Janeiro: Radiante Filmes, 2010. 2 DVDs (84 min.), documentário musical, son., color.

POESIA SONORA – Poéticas Experimentais da Voz no Século XX. Programa radiofônico em quatro capítulos apresentado na rádio Cultura FM de São Paulo em setembro de 1994.

RENNÓ, Carlos. Gilberto Gil: todas as letras. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

RENNÓ, Carlos. Poesia literária e poesia de música: convergências. In: OLIVEIRA, Solange Ribeiro de et al. Literatura e música. São Paulo: Senac, 2003. p. 49-71.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.

VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

VERMELHO, Alcir Pires; NASSER, David. Canta Brasil. Disponível em: <//letras.terra.com.br/gal-costa/46103/>. Acesso em: 5 jan. 2011.

WISNIK, José Miguel. Algumas questões de música e política no Brasil. In: BOSI, Alfredo (Org.). Cultura brasileira – temas e situações. São Paulo: Ática, 1992. p. 114-123.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. Cotia: Ateliê editorial, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Casac Naify, 2007.

Publicado

2012-06-10

Cómo citar

Forin Junior, R. (2012). Poesia e música: lastro de oralidade na performance de Maria Bethânia. Boitatá, 7(13), 163–184. https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31244

Número

Sección

Seção Livre