Sobre a poesia concreta e análise do clip-poema "Sem Saída" de Augusto de Campos

Autores/as

  • Andréia Nogueira Hernandes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30893

Palabras clave:

Poesia concreta, Análise de poema, Augusto de Campos.

Resumen

Este trabalho, fundamentado em teorias e manifestos sobre a poesia concreta, busca analisar de que maneira procede esta poesia, suas características, suas fundamentações, suas peculiaridades, principalmente no que a distingue do poema impresso. Como ilustração da teoria sobre esta tendência diferenciada sobre a poesia, foi feita uma análise do clip-poema “Sem Saída”, de Augusto de Campos, animado e veiculado online. Nesta análise, aspectos que o caracterizam como poema concreto são levantados, juntamente à análise semântica do poema e observações foram feitas, no que diz respeito a traços distintivos em relação à poesia convencional. Desta maneira, foi também possível entender de que maneira poesia e modernidade se ajustam, produzindo um novo conceito poético que colabora para as idéias da arte concreta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréia Nogueira Hernandes, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Letras na Universidade Estadual de Londrina UEL.

Citas

ALVES, Luiz Edmundo. O Concretismo revisado. Disponível em: http://www.tanto.com.br/luizedmundo-concret.htm . Acesso em 17 de julho de 2000.

CAMPOS, Augusto de. Site oficial de Augusto de Campos. Disponível em: http://www.uol.com.br/augustodecampos. Acesso em 15 de maio de 2007.

CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Mallarmé. São Paulo: Editora Perspectiva, EDUSP, 1970.

CAMPOS, Augusto de. Poesia concreta. In: In: Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950 – 1960. São Paulo: Edições Invenção, 1965.

CAMPOS, Haroldo de. Poesia e paraíso perdido. In: CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950 – 1960. São Paulo: Edições Invenção, 1965.

CAMPOS, Haroldo de. A obra de arte aberta. In: CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950 – 1960. São Paulo: Edições Invenção, 1965.

CAMPOS, Haroldo de. Evolução de formas: poesia concreta. In: Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950 – 1960. São Paulo: Edições Invenção, 1965.

FINIZOLA, Fátima. Contemporânea - Novas Interferências do Meio Digital. Disponível em: http://www.corisco.net/img/empresa/Poesia%20Concreta%20Contemporane a%20-%20Novas%20Interferencias%20do%20Meio%20Digital.pdf. Acesso em: 16 jul. 2000.

MENEZES, Philadelpho. Poética e Visualidade: uma trajetória da poesia brasileira contemporênea. Campinas, SP: Editora Unicamp, 1991.

PIGNATARI, Décio. Nova poesia: concreta. In: In: Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950 – 1960. São Paulo: Edições Invenção, 1965.

Publicado

2017-09-27

Cómo citar

Hernandes, A. N. (2017). Sobre a poesia concreta e análise do clip-poema "Sem Saída" de Augusto de Campos. Boitatá, 2(4), 147–154. https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30893

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.