Recortar e colar um mundo novo: subversão e criatividade nos versos das poetas marginais-periféricas Vênus e Abelha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e50431

Palavras-chave:

Literatura marginal-periférica, Poesia Slam, Colagem, Vênus Sunêv, Regiane Abelha

Resumo

Este artigo analisa o processo criativo de duas poetas e slammers marginais-periféricas, Vênus Sunêv e Regiane Abelha, a partir do conceito de colagem. Baseando-se em pressupostos teóricos de Antoine Compagnon, Marjorie Perloff, Linda Hutcheon, Michel Butor, Elza Adamowicz e Gérard Genette, o estudo explora como essas poetas recortam e colam fragmentos de textos pré-existentes para criar novos poemas. Vênus, com o uso recorrente de citações diretas, recontextualiza trechos de diversas fontes para abordar questões sociais e feministas. Abelha, por outro lado, emprega a paródia, modificando sutilmente determinados textos para inseri-los em seu próprio contexto, muitas vezes destacando questões raciais e de classe. O artigo analisa exemplos específicos dos trabalhos de cada poeta, destacando as estratégias de colagem e as cicatrizes deixadas por esse processo criativo. No geral, o estudo oferece insights valiosos sobre a intertextualidade na literatura contemporânea, mais especificamente na poesia marginal-periférica, em circulação sobretudo nos slams de poesia e saraus de periferia.

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Biografia do Autor

Bruna Stéphane Oliveira Mendes da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda  em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG.

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Silva, B. S. O. M. da. (2024). Recortar e colar um mundo novo: subversão e criatividade nos versos das poetas marginais-periféricas Vênus e Abelha. Boitatá, 19(37), 10–25. https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e50431

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