Recortar e colar um mundo novo: subversão e criatividade nos versos das poetas marginais-periféricas Vênus e Abelha
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e50431Palavras-chave:
Literatura marginal-periférica, Poesia Slam, Colagem, Vênus Sunêv, Regiane AbelhaResumo
Este artigo analisa o processo criativo de duas poetas e slammers marginais-periféricas, Vênus Sunêv e Regiane Abelha, a partir do conceito de colagem. Baseando-se em pressupostos teóricos de Antoine Compagnon, Marjorie Perloff, Linda Hutcheon, Michel Butor, Elza Adamowicz e Gérard Genette, o estudo explora como essas poetas recortam e colam fragmentos de textos pré-existentes para criar novos poemas. Vênus, com o uso recorrente de citações diretas, recontextualiza trechos de diversas fontes para abordar questões sociais e feministas. Abelha, por outro lado, emprega a paródia, modificando sutilmente determinados textos para inseri-los em seu próprio contexto, muitas vezes destacando questões raciais e de classe. O artigo analisa exemplos específicos dos trabalhos de cada poeta, destacando as estratégias de colagem e as cicatrizes deixadas por esse processo criativo. No geral, o estudo oferece insights valiosos sobre a intertextualidade na literatura contemporânea, mais especificamente na poesia marginal-periférica, em circulação sobretudo nos slams de poesia e saraus de periferia.
Downloads
Referências
ABELHA, R. Café preto com açúcar. Sorocaba: Recanto das Letras, 2020. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/poesias-do-cotidiano/7116199. Acesso em 29 jul. 2024.
ABELHA, R. Sinais. In: OLIVEIRA, K. Raízes: resgate ancestral. Belo Horizonte: Venas Abiertas, 2019a. p. 164-166.
ABELHA, R. Espírto sant. Publicação independente. Belo Horizonte: Regiane, 2019b.
ADAMOWICZ, E. Beyond painting. In: ADAMOWICZ, E. Surrealist collage in text and image: dissecting the exquisite corpse. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 1-25.
BARROS, M. Tratado geral das grandezas do ínfimo. Rio de Janeiro: Record, 2001. Disponível em: http://nossacasa.net/blog/tratado-geral-das-grandezas-do-infimo/. Acesso em 29 jul. 2024.
BUTOR, M. Crítica e invenção. In: BUTOR, M. Repertório. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1974. p. 191-203.
COELHO, R. M. As afrografias e suas ressonâncias nas performances de poesia falada no slam. 2023. Tese (Doutorado em Letras: Estudos Literários) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.
COMPAGNON, A. O trabalho da citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996.
DRUMMOND DE ANDRADE, C. No meio do caminho. Pelotas: UFPEL, 2016. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/aulusmm/files/2016/08/NO-MEIO-DO-CAMINHO.pdf. Acesso em 29 jul. 2024.
DRUMMOND DE ANDRADE, C. Mundo grande. Sorocaba: Recanto das Letras, 2012. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/poesias/3921390. Acesso em 29 jul. 2024.
DRUMMOND DE ANDRADE, C. O amor bate na aorta. Lisboa: RTP, 2005. Disponível em: https://ensina.rtp.pt/artigo/o-amor-bate-na-aorta-de-carlos-drummond-de-andrade/. Acesso em 29 jul. 2024.
GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Tradução de Cibele Braga. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.
GONÇALVES, J. Até mesmo se borboletas não me dessem medo. Belo Horizonte: Venas Abiertas, 2019.
HUTCHEON, L. Uma teoria da paródia. Tradução de Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1985.
LEVI, P. O canto do corvo. Rio de janeiro: 7Faces, 2019. Disponível em: https://recantodopoeta.com/o-canto-do-corvo/. Acesso em 29 jul. 2024.
LUCINDA, E. Aviso da lua que menstrua. São Paulo: Geledés, 2011. Disponível em: https://www.geledes.org.br/elisa-lucinda-aviso-da-lua-que-menstrua/. Acesso em 29 jul. 2024.
NASCIMENTO, R. M. do. A performance poética do ator-MC. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
ORIGINAL. In: HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
PERLOFF, M. O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Tradução de Adriano Scandolara. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013.
SUNÊV, V. Empatia não substitui vivência. Publicação independente. Belo Horizonte: Vênus Sunêv, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruna Stéphane Oliveira Mendes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.