Música e poesia nas canções de malandragem de Chico Buarque de Hollanda
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30705Palabras clave:
Poesia, Música, Chico Buarque, Modernidade, Literatura comparadaResumen
A partir do pressuposto que a canção é um gênero híbrido, composto de poesia e música, estabelece-se uma tradição para suas porções poética e musical. As bases da tradição da modernidade fundadas em Baudelaire fazem eco na elaboração da letra poética. Por sua vez, a canção popular de nossos dias, caracteriza-se pela imersão na cultura popular, concebida no cruzamento das múltiplas linguagens que vicejaram na esteira da modernidade. A obra cancionista de Chico Buarque de Hollanda apresenta-se como paradigma desse contexto. A atualização da tradição do samba, presente nas canções de temática da malandragem, potencializada pela tradição das letras poéticas, singulariza a canção buarqueana na qual a performance e a estrutura melódica apresentam-se como fatores de consolidação do gênero cancionista.
Citas
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. tradução de J.C.M. Barbosa e H.A. Baptista. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BUARQUE DE HOLLANDA, Chico. SONG BOOK. vol 1,2. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
GOUVEIA, Arturo. A malandragem estrutural. In FERNANDES Rinaldo (Org.) Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond: Fundação Biblioteca Nacional, 2004.
MENDONÇA, Luciana Ferreira Moura. Literatura e Oralidade: da canção poética à canção popular. Tese de Doutorado. UFCH/UNICAMP, 2005.
MENEZES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico. Poesia e política em Chico Buarque. São Paulo: HUCITEC, 1982.
MENEZES, Marco Antônio de. A dessacralização da vida e da arte no século XIX História: Curitiba: Editora UFPR. Questões & Debates, n. 39, p. 221-253, 2003.
NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção -Engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). Campinas: UNICAMP, 2001.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary., 2 ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
POUND, Ezra. ABC da literatura. Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1970.
SANT'ANNA, Affonso Romano de. Chico Buarque: a música contra o silêncio. In FERNANDES Rinaldo (Org.) Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond: Fundação Biblioteca Nacional, 2004.
TATIT, Luiz. Musicando a semiótica: ensaios. São Paulo, Annablume, 1997.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção – Melodia e letra. Escuta, 2 ed. 1999.
TATIT, Luiz . Tensões da dor. In: FERNANDES Rinaldo (Org.) Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond: Fundação Biblioteca Nacional, 2004.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Círculo do Livro/ Companhia das letras, 1989.
ZAPPA, Regina. Chico Buarque: Para todos. 6 ed. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 2004.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo. Tradução de Gerusa P. Ferreira; Sônia Queiroz. São Paulo: Ateliê, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 Claudeir Aparecido de Souza, Adalberto de Oliveira Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.