IFNOPAP em memórias: começo e meio
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e43114Resumo
Tratar da minha relação com o IFNOPAP (O imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense) é simplesmente mesclar boa parte da minha pessoal e acadêmica. Falar do meu percurso acadêmico é iniciar com o projeto IFNOPAP, ter em mente que boa parte dessa vivência se deve a ele e que não existem um fim em que se possa dizer que a minha relação com o projeto há de acabar. As memórias que apresento neste artigo demonstram a importância da minha relação com o projeto e a professora Socorro Simões desembocou em desdobramentos vários sem os quais tantas outras conquistas acadêmicas não seriam possível.
Downloads
Referências
CANCLINI, Nestor Garcia. La modernidad después de la posmodernidad. In: BELLUZO, Ana Maria de Moraes (Org.). Modernidade: vanguardas artísticas na América Latina. São Paulo: UNESP, 1990. p.201-37.
CAUNE, Jean. Cultura e comunicação: convergências teóricas e lugares de mediação. São Paulo: UNESP, 2014.
ECKERT, Cornelia e ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. O tempo e a cidade. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2006.
MCLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutenberg. São Paulo: Nacional, 1972.
MORAES, Eneida de. Aruanda e banho de cheiro. Belém: Cejup, 1990.
PELEN, Jean-Noël. Memória da literatura oral: a dinâmica discursiva da literatura oral: reflexões sobre a noção de etnotexto. Projeto História. São Paulo, v.22, p.49-77, 2001.
RANIERI, Alexandre. Caleidoscópio amazônico: a oralidade em som, imagem e movimento. Tese de doutorado defendida em 21 de maio de 2015 pela Universidade Estadual de Londrina. Sob orientação do Prof. Dr. Frederico Augusto Garcia Fernandes.
RANIERI, Alexandre. Caleidoscópio amazônico: a oralidade em som, imagem e movimento. Paka-Tatu: Belém, 2018.
SIMÕES. Maria do Socorro. Entrevista. [06/01/2014]. Entrevistador: Alexandre Ranieri. Belém: [s. n.], 2014. Gravação digital 1h30min estéreo.
SIMÕES. Maria do Socorro; GOLDER, Christophe. Belém conta... Belém: CEJUP, 1995.
VILHENA, Luis Rodolfo. Projeto e Missão: o movimento folclórico brasileiro 1947-1964. Rio de Janeiro: Funarte/Fundação Getulio Vargas, 1997.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alexandre Ranieri Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.