O ensino de literatura na educação do campo: possibilidades de diálogos com culturas e modos de vida

Autores

  • Sílvia Gomes de Santana Velloso Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38020

Palavras-chave:

Literatura, Leitura, Ensino, Educação do campo.

Resumo

Discute-se o ensino de literatura na Educação do Campo, especialmente, tendo em vista os diálogos culturais e identitários que o texto literário pode estabelecer com os sujeitos no processo de formação leitora[1]. O Campo, de acordo com Arroyo (2003), é constituído de uma potência identitária, ou seja, de sujeitos que possuem um perfil diverso: “trabalhadores, camponeses, mulheres, negros, povos indígenas, jovens, sem-teto... Sujeitos coletivos históricos, se mexendo, incomodando, resistindo. Em movimento” (ARROYO, 2003, p.33), a qual nega e repulsa qualquer proposta de ensino que se mostre homogênea e hierarquizante. Nesta perspectiva, espera-se que este texto contribua para se pensar no ensino de literatura como uma ação que deve ocorrer em intercâmbio com as experiências dos sujeitos sociais.

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Biografia do Autor

Sílvia Gomes de Santana Velloso, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Literatura e Cultura  pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Mestre em Crítica Cultural. Pós Crítica na linha de pesquisa Letramentos, Identidades e Formação de educadores pela Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2019-12-15

Como Citar

Velloso, S. G. de S. (2019). O ensino de literatura na educação do campo: possibilidades de diálogos com culturas e modos de vida. Boitatá, 14(27), 94–108. https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38020