O ensino de literatura na educação do campo: possibilidades de diálogos com culturas e modos de vida
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38020Palavras-chave:
Literatura, Leitura, Ensino, Educação do campo.Resumo
Discute-se o ensino de literatura na Educação do Campo, especialmente, tendo em vista os diálogos culturais e identitários que o texto literário pode estabelecer com os sujeitos no processo de formação leitora[1]. O Campo, de acordo com Arroyo (2003), é constituído de uma potência identitária, ou seja, de sujeitos que possuem um perfil diverso: “trabalhadores, camponeses, mulheres, negros, povos indígenas, jovens, sem-teto... Sujeitos coletivos históricos, se mexendo, incomodando, resistindo. Em movimento” (ARROYO, 2003, p.33), a qual nega e repulsa qualquer proposta de ensino que se mostre homogênea e hierarquizante. Nesta perspectiva, espera-se que este texto contribua para se pensar no ensino de literatura como uma ação que deve ocorrer em intercâmbio com as experiências dos sujeitos sociais.Downloads
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Referências
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Publicado
2019-12-15
Como Citar
Velloso, S. G. de S. (2019). O ensino de literatura na educação do campo: possibilidades de diálogos com culturas e modos de vida. Boitatá, 14(27), 94–108. https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38020
Edição
Seção
Dossiê
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