Cristais de mentalidade: ditados como sinais identitários no romance da Pedra do Reino
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31744Palavras-chave:
Oralidade, Identidade, MentalidadeResumo
Ariano Suassuna, autor de Auto da Compadecida e O Santo e a Porca, tinha como leitmotiv a valorização da produção material e imaterial do povo, através da evocação do que há de universal, eterno e poético no romanceiro nordestino. Tratado como elemento dramático no Romance da Pedra do Reino, o autor emprega formas simples como elementos identitários do povo sertanejo, tecendo uma estampa imagética de sua mentalidade. O presente artigo discute o emprego de ditados e provérbios como cristais de mentalidade imanentes de costumes e história, crenças e tradições, filtrados mediante estados afetivos, moralizantes e pedagógicos que se tornam expositores de identidade.
Downloads
Referências
QUEIROZ, Rachel de. Prefácio. In.: SUASSUNA, Ariano. Romance da Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1976.
SPERBER, Suzi Frankl . Amor, medo e salvação. Aproximações entre Valdomiro Silveira e Guimarães. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, n.41, p. 97-120, 1997.
SUASSUNA, Ariano. Romance da Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta. 4 ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1976.
SUASSUNA, Ariano. Cadernos de literatura brasileira. São Paulo: Instituto Moreira Sales. 2000.
VASCONCELOS, Carolina Wilhelma Michaëlis de. Mil Provérbios Portugueses. Revista Lusitana, Lisboa n. 7, p. 29- 71, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Marcos Paulo Torres Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.