As formações discursivas da memória na composição narrativa
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31573Palavras-chave:
Memória, Narrativa, DiscursoResumo
o presente artigo se propõe a discutir a composição do texto narrativo, oral ou escrito, a partir da memória e o discurso. Compreende-se que o narrador é produtor de versões ficcionais e que manipula estas versões discursivamente, em procedimentos de veridição e de autoria, a partir de suas memórias, esquecimentos e silenciamentos. A narrativa é resultado da experiência particular do narrador e do grupo social (formações ideológicas e discursivas) a que pertence, em trânsito entre o público e o privado, entre estrutura e história, entre memória coletiva e memórias subterrâneas.Referências
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1995.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Palavra e verdade na filosofia e na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1990.
GEERTZ, Clifford. Obras e vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1996.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista de Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n.3, p. 1-9, 1989.
PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Revista Projeto História, São Paulo, n.14, p. 25-39, fev 1997.
RICOEUR, Paul. Historia y narratividad. Barcelona: Ediciones Paidós, 1999.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. Unicamp, 2007.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.
THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a história oral e as memórias. Revista Projeto História, São Paulo, n.15, p. 51-84, abr 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International