Vol. 41: Diálogos entre literatura e pintura: tradição e transgressão (dez. 2021)

					View Vol. 41: Diálogos entre literatura e pintura: tradição e transgressão (dez. 2021)

Nesta edição, desfrutamos das várias relações entre literatura e pintura já sugeridas por Horácio em sua Arte poética (20 a.C.) na expressão ut pictura poesis, “como a pintura, é a poesia”. O que aqui encontramos não é a reafirmação da discussão realizada, no século XVIII, por Lessing, Schelling, Hegel, entre outros pensadores, sobre a superioridade da poesia como síntese suprema, a reunir em si a imaginação criativa das artes plásticas e a emoção que fluía da música e nem a vingança das artes plásticas em relação à arte literária. A pluralidade de possibilidades aqui apresentadas ora ultrapassa, ora borra os limites propostos por certas abordagens que tendem a delimitar as relações entre literatura e pintura.

Published: 2022-09-28

Expediente e Apresentação

  • Expediente

    2
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p2
  • Diálogos entre literatura e pintura

    4-6
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p4-6

Artigos

  • Adaptation and grotesque in O crime do padre amaro: Eça de Queirós and Paula Rêgo

    Rogério Caetano de Almeida
    7-21
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2022v41p7
  • The picturesque horror in The surgeon of the sea, by Gabriele D’annunzio

    Fabiano Dalla Bona, Julia Ferreira Lobão Diniz
    22-31
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p22
  • O aspecto pictórico em “Sunday morning”, de Wallace Stevens

    Alessandro Palermo Funari, Álvaro Silveira Faleiros
    32-47
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p32
  • Dialogues between literature and painting in Visconde de Taunay’s travel narratives

    Priscila Célia Giacomassi
    48-57
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p48
  • Images of blindness: intermedial references to paintings in "Blindness"

    Brunilda Reichmann
    58-70
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p58
  • The calavera catrina in mexican arts: a link between drawing and poetry, between tradition and revolution

    Sabina Sebasti, Marcio Caetano
    71-84
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p71
  • Hans Bellmer’s spectacle of the simultaneous structures: text and drawing in the "Anatomy of the image" (1957)

    Lucas Henrique da Silva, Karin Volobuef
    85-98
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p85