O aspecto pictórico em “Sunday morning”, de Wallace Stevens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p32

Palavras-chave:

Wallace Stevens, Poesia Estadunidense, Poesia Moderna, Naturezas-Mortas.

Resumo

“Em grande medida, os problemas dos poetas são os problemas dos pintores, e os poetas devem não raro se voltar à literatura da pintura para uma discussão de seus próprios problemas” (Stevens 1957: 187). Assim o poeta moderno estadunidense Wallace Stevens (1879 - 1955) descreve, ele próprio, sua relação com a pintura e seu posicionamento de que as duas artes são quase irremediavelmente conectadas. Ainda que alguns de seus melhores críticos tendam a ignorar essa associação (entre eles estão Harold Bloom, Helen Vendler, Frank Kermode e Eleanor Cook), não é incomum que análises de seus poemas e poética sejam atravessados por essa leitura. Um dos poemas mais explorados nesse sentido é “Sunday Morning” – publicado pela primeira vez em sua obra de estreia, Harmonium, de 1923 –, amplamente louvado como um dos melhores de toda a produção de Stevens. Aqui, além de expor tais leituras, iremos apresentar uma tradução a este poema e propor outras leituras que o relacionem com diversos aspectos da arte pictórica e, em especial, com as naturezas-mortas.

Biografia do Autor

Alessandro Palermo Funari, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Estudos da Tradução pela Universidade de São Paulo.

Álvaro Silveira Faleiros, Universidade de São Paulo - USP

Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Universidade de São Paulo, Professor na Universidade de São Paulo

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Publicado

24-02-2022

Como Citar

FUNARI, Alessandro Palermo; FALEIROS, Álvaro Silveira. O aspecto pictórico em “Sunday morning”, de Wallace Stevens. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 41, p. 32–47, 2022. DOI: 10.5433/1678-2054.2021v41p32. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/44093. Acesso em: 25 jun. 2024.