O aspecto pictórico em “Sunday morning”, de Wallace Stevens

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p32

Keywords:

Wallace Stevens, American poetry, Modern Poetry, Still-life

Abstract

“Em grande medida, os problemas dos poetas são os problemas dos pintores, e os poetas devem não raro se voltar à literatura da pintura para uma discussão de seus próprios problemas” (Stevens 1957: 187). Assim o poeta moderno estadunidense Wallace Stevens (1879 - 1955) descreve, ele próprio, sua relação com a pintura e seu posicionamento de que as duas artes são quase irremediavelmente conectadas. Ainda que alguns de seus melhores críticos tendam a ignorar essa associação (entre eles estão Harold Bloom, Helen Vendler, Frank Kermode e Eleanor Cook), não é incomum que análises de seus poemas e poética sejam atravessados por essa leitura. Um dos poemas mais explorados nesse sentido é “Sunday Morning” – publicado pela primeira vez em sua obra de estreia, Harmonium, de 1923 –, amplamente louvado como um dos melhores de toda a produção de Stevens. Aqui, além de expor tais leituras, iremos apresentar uma tradução a este poema e propor outras leituras que o relacionem com diversos aspectos da arte pictórica e, em especial, com as naturezas-mortas.

Author Biographies

Alessandro Palermo Funari, Universidade de São Paulo - USP

Ph.D. student in Translation Studies at Universidade de São Paulo - USP

Álvaro Silveira Faleiros, Universidade de São Paulo - USP

Ph.D. in Linguistic, Literary, and Translation Studies in French from Universidade de São Paulo - USP, Professor at Universidade de São Paulo - USP

References

ANGYAL, Andrew J. “Wallace Stevens’ ‘Sunday Morning’ as Secular Belief.” Christianity and Literature, Baltimore, v. 29, n, 1, p. 30-38, 1979.

BATE, Jonathan. The Song of the Earth. Cambridge: Harvard UP, 2002.

BENAMOU, Michel. Wallace Stevens: Some Relations Between Poetry and Painting, Comparative Literature, Eugene, v. 11, n, 1, p. 47-60, inverno 1959.

BRYSON, Norman. Looking at the Overlooked: Four Essays on Still Life Painting. Londres: Reaktion Books, 1990.

BLOOM, Harold. Wallace Stevens: the Poems of our Climate. Ithaca: Cornell University Press, 1977.

BUTTEL, Robert. Wallace Stevens: The Making of Harmonium. Princeton: Princeton UP, 1967.

COOK, Eleanor. A Reader’s Guide to Wallace Stevens. Princeton: Princeton UP, 2007.

COOK, Eleanor. Poetry, Word-Play, and Word-War in Wallace Stevens. Princeton: Princeton UP, 1988.

COSTELLO, Bonnie. Effects of an Analogy: Wallace Stevens and Painting. Albert Gelpi. Wallace Stevens: The Poetics of Modernism. Cambridge: Cambridge UP, 1985. 65-85.

FESHBACH, Sidney. A Pretext for Wallace Stevens’ “Sunday Morning.” Journal of Modern Literature, Bloomington, v. 23, n. 1, p. 59-78, verão 1999.

HELMS, W. Travis. Blowing Clover, Falling Rain: A Theological Commentary on the Poetic Canon of the American Religion. Eugene: Pickwick Publications, 2020.

KERMODE, Frank. Wallace Stevens. Edinburgh: Oliver and Boyd, 1960.

SERIO, John N. The Cambridge Companion to Wallace Stevens. Cambridge: Cambridge UP, 2007.

STEVENS, Holly, ed. Letters of Wallace Stevens. Los Angeles: U of California P, 1996.

STEVENS, Wallace. Harmonium. Londres: Faber and Faber, 2001.

STEVENS, Wallace. Opus Posthumous. New York: Alfred A. Knopf, 1957.

STEVENS, Wallace. The Necessary Angel: Essays on Reality and the Imagination. New York: Alfred A. Knopf, 1951.

VENDLER, Helen. On Extended Wings: Wallace Stevens’ Longer Poems. Cambridge: Harvard UP, 1969.

VENDLER, Helen. “Stevens and Keats’ ‘To Autumn’.” Robert Buttel & Frank Doggett. Wallace Stevens: A Celebration. Princeton: Princeton UP, 1980. 171-195.

VENDLER, Helen. “Stevens and the lyric speaker”. John Serio. The Cambridge Companion to Wallace Stevens.Cambridge: Cambridge UP, 2007. 133-148.

VENDLER, Helen. Wallace Stevens: Words Chosen out of Desire. Knoxville: U of Tennessee P, 1984.

WINTERS, Yvor. In Defense of Reason. Denver: Swallow, 1947.

Published

2022-02-24

How to Cite

FUNARI, Alessandro Palermo; FALEIROS, Álvaro Silveira. O aspecto pictórico em “Sunday morning”, de Wallace Stevens. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 41, p. 32–47, 2022. DOI: 10.5433/1678-2054.2021v41p32. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/44093. Acesso em: 3 jul. 2024.