O verme e o jardim: poesia e fotografia em Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v32p106Palavras-chave:
Poesia brasileira, Fotografia, Carlos Drummond de Andrade, Adélia PradoResumo
Com apoio nas reflexões de Benjamin, Barthes e Agamben sobre a fotografia, o objetivo deste artigo é refletir sobre a relação que se estabelece entre o texto poético e o texto fotográfico em “Os mortos de sobrecasaca” de Carlos Drummond de Andrade e “Fotografia” de Adélia Prado. O que nos interessa investigar é a relação que se define pelo modo como a fotografia, apesar de ausente, quer dizer, não integrar a obra em que o poema é publicado, é textualizada pelo eu lírico.Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond. Nova reunião: 23 livros de poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Walter. “Pequena história da fotografia”. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 91-107.
BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GLEDSON, John. Influências e impasses: Drummond e alguns contemporâneos. Trad. Frederico Dentello. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
PIRES, Jack. Quarenta clics em Curitiba. Curitiba: ed. do autor?, 1976.
PRADO, Adélia. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.
RAMOS, Nuno. Junco. São Paulo: Iluminuras, 2012.
RUIZ, Alice. Apresentação. In: Paulo Leminski. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 7-11.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.