Literatura e a cidade: a São Paulo de Luiz Ruffato
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v12p66Palavras-chave:
Cidade contemporânea, Linguagem, SubjetividadeResumo
O artigo é uma abordagem do romance Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, cuja cidade de São Paulo é espaço e ao mesmo tempo personagem da narrativa, que trata, por meio de um olhar agudo daquele que narra, de um dia na cidade de São Paulo. Partindo dessa idéia, o autor monta um mosaico de vozes silenciosas, em que o único elo possível é o fio constituído pela vida na cidade global, a São Paulo do século XXI, que Ruffato atualiza em linguagem literária, valendo-se de outras linguagens, para chegar à melhor solução estética do texto: “fotogramas” montados de tal modo que dão a impressão de que nada escapou do olhar daquele que enquadra o foco; nenhum lugar dessa geografia humana, bizarra e complexa, fica de fora.Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.
BORGES, Jorge Luiz. Biblioteca de Babel. Ficções. Rio de Janeiro: Globo, 1989.
BRISSAC PEIXOTO, Nelson. Cenários em ruínas. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CERTEAU, Michel. Arte de fazer – A invenção do cotidiano. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1962.
CHAMBERLAIN, Bobby J. “Pós-modernidade e ficção brasileira dos anos 70 e 80.” Revista Iberoamericana, LIX.164-165 (jul./dez. 1993).
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Kafka – por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1989.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. “Gaguejou.” Crítica e Clínica. São Paulo: 34, 1997
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
JOYCE, James Dubliners. Lisboa: Livros do Brasil, 1989.
LYOTARD, J-F. Inumano. Considerações sobre o tempo. Lisboa: Estampa, 1989.
PEREIRA, Mário Eduardo C., org. Leituras da psicanálise: estéticas da exclusão. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos. São Paulo: Boitempo, 2002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.