Estrobirulinas e boscalida na qualidade de frutos de melão rendilhado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p543Palavras-chave:
Cucumis melo var. reticulatus, Pós-colheita, Sólidos solúveis, “Ratio”.Resumo
Os fungicidas até pouco tempo eram utilizados exclusivamente para o controle de doença, no entanto observações de efeitos fisiológicos trouxeram um novo conceito para o uso desses produtos. As estrobilurinas possuem efeitos fisiológicos positivos no rendimento das culturas, devido ao aumento da fotossíntese líquida e melhor balanço hormonal. Já o boscalida complementa a ação desses fungicidas, aplicado alternadamente ou em conjunto. O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação de estrobilurinas (azoxistrobina e piraclostrobina), boscalida e a mistura destes na qualidade físico-química de frutos de melão rendilhado (Cucumis melo var. reticulatus). O experimento foi conduzido no município de São Manuel (SP), utilizando-se o híbrido de melão rendilhado Cantaloupe M2-308, o delineamento experimental foi em blocos ao acaso com cinco repetições. Os tratamentos utilizados foram: T1 - testemunha; T2 - azoxistrobina 60g ha-1 do princípio ativo (p.a.); T3 - boscalida 75g ha-1 do p.a.; T4 - piraclostrobina 50g ha-1 do p.a.; T5 - boscalida (37,5g ha-1) do p.a. + piraclostrobina (25g ha-1) do p.a. A primeira aplicação dos tratamentos foi realizada aos 14 dias após o transplante das mudas e as demais a intervalos de sete dias, totalizando oito aplicações ao longo do ciclo. Foram colhidos 2 frutos de cada parcela, os quais foram identificados para as análises no laboratório. Foram avaliadas as seguintes características: massa fresca do fruto; espessura do mesocarpo, textura de polpa, rendilhamento da casca, pH, acidez titulável, sólidos solúveis e o “ratio”. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade com auxílio do programa SISVAR. Os frutos provenientes das plantas tratadas com boscalida 75g ha-1 foram os que apresentaram maior concentração de sólidos solúveis e baixa acidez titulável, resultando em melhor “ratio”. Apesar do valor ser menor, os frutos das plantas tratadas com piraclostrobina 50g ha-1 apresentaram alto valor de “ratio”, além de apresentarem maior valor para textura de polpa. A mistura do boscalida (37,5g ha-1) + piraclostrobina (25g ha-1) também apresentou altos valores de sólidos solúveis o que acabou resultando em um bom valor de “ratio”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.