Períodos de estratificação na germinação de sementes de alface (Lactuca sativa L.) sob diferentes condições de luz e temperatura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p931Palavras-chave:
Lactuca sativa L., Luz, Temperatura.Resumo
As sementes de alface apresentam grande sensibilidade às variações na umidade e temperatura do meio onde germinam e, por isso, estudos com o intuito de melhorar a porcentagem de germinação e o desempenho fisiológico dessas têm sido realizados. Dessa maneira, o trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do tratamento pré-germinativo de estratificação (5°C) por diferentes períodos, na uniformização e incremento da germinação de sementes de alface submetidas à diferentes condições de luz e temperaturas de germinação. Para a realização do tratamento pré-germinativo, as sementes de alface (Lactuca sativa L.) var. Grandes Lagos Americana foram acondicionadas em caixas plásticas escuras do tipo ‘gerbox’ e submetidas a estratificação à temperatura de 5°C, na ausência de luz, por 4, 8, 12 e 16 horas. Após as sementes foram submetidas ao teste de germinação, em caixas plásticas tipo ‘gerbox’ transparente (luz constante) e escura (ausência de luz), mantidas em câmara de germinação do tipo B.O.D com luz constante nas temperaturas de 20, 25, 30 e 35°C. O delineamento foi inteiramente casualizado, com quatro repetições em esquema fatorial 5x4x2, cinco períodos de estratificação, quatro temperaturas de germinação e duas condições de luz. A estratificação por 16 horas e as temperaturas de 20°C e 25°C estimularam a germinação das sementes de alface, propiciando maior porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação e menor tempo médio de germinação. A presença da luz resultou em maior germinação nos períodos de 0, 4, 8 e 12 horas de estratificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.