Perfilhamento do trigo afetado pela densidade de semeadura e aplicação de reguladores vegetais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p589Keywords:
Triticum aestivum L., Potencial produtivo, Acúmulo de assimilados, IBA GA KT, Etil-Trinexapac.Abstract
A capacidade de perfilhamento do trigo é altamente influenciada pelo ambiente e as práticas de manejo. Objetivou-se avaliar a emissão, a sobrevivência e a participação de perfilhos de trigo na produção de grãos de trigo em densidades crescentes de plantas e submetido à aplicação de reguladores vegetais. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados em esquema de parcelas sub-divididas com quatro repetições. As parcelas constaram de quatro densidades de semeadura (30, 50, 70 e 90 plantas m-1) e as sub-parcelas, pela aplicação de reguladores vegetais [controle, (IBA+GA+KT), Etil-Trinexapac e (IBA+GA+KT) + Etil-Trinexapac]. Foram avaliados a emissão, a sobrevivência e o potencial produtivo de perfilho em relação ao colmo principal bem como os componentes da produção e a produtividade de grãos da cultura. A aplicação dos reguladores vegetais não afetou a emissão de perfilhos e os parâmetros produtivos do colmo principal em plantas de trigo. A redução na emissão de perfilhos e do acúmulo de matéria seca foi observada para elevadas densidades de plantas, reduzindo sua participação e do potencial produtivo. A maior produção de grãos nas menores densidades de plantas ocorreu pelo aumento do número e da massa de grãos por espiga, compensando o menor número de espigas por metro quadrado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Samuel Luiz Fioreze, João Domingos Rodrigues

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.











