Influência da alternância de temperatura e tratamentos com GA3, na germinação de sementes de mamoeiro.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1998v19n1p68Palavras-chave:
Carica papaya L., Giberelina, Sementes, Temperatura, Germinação.Resumo
Foram estudadas a influencia da variação de temperatura e tratamentos com ácido giberélico, na germinação de sementes de mamoeiro (Carica papaya L.) cv Sunrise Solo. As sementes provenientes de frutos maduros, lavadas, secas à sombra, receberam tratamentos no substrato do gerbox e de embebição por 24 horas, com GA3 a O,50, 100, 150 e 200 mg.L. Posteriormente, foram colocadas para germinar em temperatura constante de 25°C e alternada de 20° e 30°C. Através dos resultados obtidos, observou-se que a alternância de temperatura favoreceu o processo germinativo c o tratamento com GA3 100 mg.L no substrato, apresentou maior porcentagem de germinação (53,25%) num menor período de tempo (34,4 dias).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.