Componentes produtivos do trigo afetados pela densidade de semeadura e aplicação de regulador vegetal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p39Palavras-chave:
Triticum aestivum L., Perfilhamento, Acúmulo de matéria seca, Folha bandeira, IBA GA KT, Etil-Trinexapac.Resumo
Melhorar as características produtivas de plantas cultivadas através de práticas de cultivo é um dos principais desafios da pesquisa frente à crescente demanda de alimentos em nível mundial. O presente trabalho teve por objetivo estudar as características morfofisiológicas e suas relações com os componentes da produção e a produtividade da cultura trigo em função da densidade de semeadura e da aplicação de reguladores vegetais. O experimento de campo foi conduzido em delineamento experimental de blocos casualizados em esquema de parcelas sub-divididas com quatro repetições. As parcelas foram formadas por quatro densidades de semeadura (30, 50, 70 e 90 plantas m-1) enquanto as sub-parcelas foram formadas pela aplicação de reguladores vegetais [controle, (IBA+GA+KT), Etil-Trinexapac e (IBA+GA+KT) + Etil-Trinexapac]. Foram avaliados o acúmulo de matéria seca, a altura de plantas, a distância entre fonte e dreno, as trocas gasosas e a produtividade da cultura. A aplicação de Etil- Trinexapac resultou em diminuição da altura de plantas, da distância fonte-dreno e do desenvolvimento da folha bandeira, sem afetar a produtividade da cultura. A densidade de semeadura afetou o acúmulo de matéria seca de plantas, sendo que o maior acúmulo de matéria seca na fase de antese teve efeito positivo direto nos componentes da produção e na produtividade da cultura nas menores densidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.