Métodos de superação da dormência e temperatura na germinação de sementes de dioclea violácea

Autores

  • Valdir Zucareli Universidade Estadual Paulista
  • Amanda Cristina Esteves Amaro Universidade Estadual Paulista
  • Evandro Vargas Silvério Universidade Estadual Paulista
  • Gisela Ferreira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1305

Palavras-chave:

Lianas, Fabaceae, Escarificação

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar métodos de superação da dormência e o efeito de diferentes temperaturas na germinação de sementes de Dioclea violacea. O trabalho foi subdividido em dois experimentos. No primeiro, foi estudado o uso de escarificação química e mecânica na superação da dormência das sementes. Para tanto, foram realizados sete tratamentos com quatro repetições de 15 sementes por parcela. O experimento constituiu-se de um tratamento testemunha, cinco tratamentos com escarificação química (1, 2, 3, 4 e 5 horas de imersão em ácido sulfúrico concentrado - H2SO4) e um tratamento com escarificação mecânica. No segundo experimento, foi estudado o efeito da temperatura na germinação das sementes e constou de seis tratamentos com quatro repetições de 12 sementes por parcela. Os tratamentos foram constituídos pelas temperaturas constantes 15ºC, 20ºC, 25ºC, 30ºC e 35ºC e pela temperatura alternada 20-30ºC (16 e 8 horas, respectivamente). Foram determinadas as porcentagens de germinação, de sementes mortas e de sementes duras, o tempo médio de germinação e o índice de velocidade de germinação. Os dados foram submetidos à análise de variância, e as médias, comparadas pelo teste Tukey, a 5% de probabilidade e análise de regressão.   A superação da dormência de sementes de Dioclea violacea pode ser feita tanto por escarificação química, de 3 a 5 horas em H2SO4 como por escarificação mecânica. As sementes de Dioclea violacea germinam em ampla faixa de temperatura, sendo que temperaturas constantes de 20ºC, 25°C e 35ºC beneficiaram o processo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdir Zucareli, Universidade Estadual Paulista

Pós-graduando, Biólogo. Universidade Estadual Paulista, UNESP, Instituto de Biociências, Departamento de Botânica, Caixa Postal 510, CEP 18618-000, Botucatu-SP, Brasil.

Amanda Cristina Esteves Amaro, Universidade Estadual Paulista

Pós-graduanda, Bióloga. Universidade Estadual Paulista, UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Horticultura, Botucatu-SP, Brasil.

Evandro Vargas Silvério, Universidade Estadual Paulista

Estagiário, Biólogo. Universidade Estadual Paulista, UNESP, Instituto de Biociências, Departamento de Botânica, Botucatu-SP, Brasil.

Gisela Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Profª. Engenheira Agrônomo. Universidade Estadual Paulista UNESP, Instituto de Biociências, Departamento de Botânica, Botucatu-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2011-02-09

Como Citar

Zucareli, V., Amaro, A. C. E., Silvério, E. V., & Ferreira, G. (2011). Métodos de superação da dormência e temperatura na germinação de sementes de dioclea violácea. Semina: Ciências Agrárias, 31(4Sup1), 1305–1312. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1305

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)