Características produtivas do capim Faixa-Branca submetido a frequências de desfolhação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p343Palavras-chave:
Digitaria umfolozi, Interceptação luminosa, Produção de forragem, Proteína bruta.Resumo
Foi realizado um experimento com o objetivo de avaliar a produção de matéria seca, disponibilidade total de massa seca, taxa de acúmulo diária de matéria seca, interceptação luminosa, índice de área foliar, taxa de acúmulo diário, disponibilidade de matéria seca dos componentes morfológicos (lâmina foliar, colmo+bainha e material morto), relação lâmina/colmo, proteína bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido do capim Faixa-Branca submetido a sete frequências de desfolhação (14, 21, 28, 35, 42, 49, 56 dias). As frequências mais longas de desfolhação reduziram os percentuais de lâmina foliar e aumentaram colmo+bainha. A frequência de desfolhação influenciou positivamente a disponibilidade de lâmina foliar, colmo+bainha, material morto e matéria seca total. No intervalo de 42 dias de defoliation o capim faixa branca atingiu 95% de interceptação luminosa. Nas frequências de 14 e 21 dias de desfolhação os teores de proteína bruta das folhas foram acima de 20%. Verificou-se que a maior eficiência de utilização do capim Faixa-Branca é alcançada quando a forrageira é manejada com intervalos de corte de 40 a 46 dias. As maiores frequências de desfolhação contribui positivamente para o aumento do número de folhas totais do capim Faixa-Branca e apresentam maiores teores de proteína bruta das lâminas foliares e colmo+bainha.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.