Acúmulo de massa seca em cultivares de Brachiaria brizantha submetida a intensidades de desfolhação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1425Palavras-chave:
Forrageira tropical, Pastagem, Produtividade, Relação folha, colmo.Resumo
O experimento foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes intensidades de desfolhação no acúmulo de matéria seca, composição morfológica e resíduo de forragem de cultivares de Brachiaria brizantha. Os tratamentos consistiram em três cultivares de Brachiaria brizantha (Marandú, Xaraés e MG4) e quatro intensidades de desfolhação (10, 20, 30 e 40 cm) durante o período de agosto de 2010 a julho de 2011. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com quatro repetições em fatorial 3x4. As cultivares apresentaram comportamento significativo sob as diferentes intensidades de desfolhação, acúmulo de massa seca total e de folha, percentagem de material morto e altura do dossel. Quando submetido às diferentes intensidades de desfolhação não foi constatado efeito significativo para o acúmulo de colmo, percentagem de colmo, densidade da forragem e relação folha:colmo. As cultivares Marandú e Xaraés apresentaram maior acúmulo de folha, maior altura de dossel e relação folha:colmo do que o MG4. A participação de material verde na matéria seca e o resíduo de matéria seca é altamente influenciável pela intensidade de desfolha.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.