Características físicas e químicas dos cachos de cultivares de Vitis rotundifolia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p633Palavras-chave:
Brix, pH, Acidez, Videira, Pós-colheitaResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar as características físicas e químicas dos cachos de oito cultivares de Vitis rotundifolia. As cultivares estudadas foram as seguintes: Topsail, Magnolia, Noble, Roanoke, Magoon, Regale, Bontiful e Dixie. Os cachos utilizados para as análises foram colhidos da coleção de cultivares de Vitis rotundifolia existente na Estação Experimental do Canguiri, da Universidade Federal do Paraná, em Pinhais-PR. Foram avaliadas duas safras, 2004 e 2005, pelas seguintes variáveis: massa total do cacho, de bagas por cacho e do engaço; número de bagas por cacho; massa média das bagas; e diâmetro de baga. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com 50 repetições, sendo cada parcela constituída de um cacho. Também foram avaliadas as características químicas do suco: pH, acidez e teor de sólidos solúveis. O delineamento foi inteiramente ao acaso, com 10 repetições, sendo cada parcela constituída pelo suco de cinco cachos. Quanto ao teor de sólidos solúveis totais, a cultivar Nobel destacou-se em ambas as safras (2204 e 2005), com 12,7° e 13,7° Brix respectivamente. A cultivar Dixie apresentou o maior valor de pH (3,04), em 2004 e a cultivar Magnólia em 2005 foi superior às outras e ao mesmo tempo apresentou a menor acidez nos dois anos. As cultivares Magnólia e Roanoke se destacaram em 2004 e 2005, respectivamente, quanto a massa total do cacho, de bagas e do engaço. Para o número de bagas, em 2004, as cultivares Roanoke e Magnólia apresentaram valores superiores. Já em 2005, as cultivares Roanoke, Regale e Noble foram superiores. A massa média das bagas, em 2004 foi superior nas cultivares Magnólia e Topsail, sendo que esta última cultivar também se destacou em 2005. A cultivar com menor diâmetro das bagas foi a Noble. Conclui-se que as cultivares de Vitis rotundifolia por apresentarem baixo teor de sólidos solúveis, elevada acidez e baixo pH, não são recomendadas para consumo in natura, mas apresentam potencial para o processamento de sucos e geléias. Essas cultivares também apresentam cachos pequenos e com poucas bagas, bastante inferiores aos cachos de outras videiras americanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.