Atividade sérica de Paraoxanase durante o periparto de vacas leiteiras com diferentes concentrações de Lactogênio Placentário
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3371Palavras-chave:
Hormônios, Inflamação, Período de transição, Proteínas.Resumo
A ação do hormônio Lactogênio Placentário Bovino (bLP) no metabolismo materno ainda é pouco conhecida. Alguns marcadores, como a proteína de fase aguda Paraoxanase (PON1), são utilizados como indicadores da função hepática auxiliando na determinação da condição metabólica no período de transição em vacas leiteiras. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade sérica de PON1 durante o periparto em vacas leiteiras com diferentes níveis de bLP. As vacas foram divididas em três grupos de acordo com as concentrações plasmáticas de bLP, em que BAIXO < 2,68 ng mL-1 (n=6), MÉDIO > 2,68 ng mL-1 e < 2,80 ng mL-1 (n=6) e ALTO > 2,80 ng mL-1 (n=6). O período experimental ocorreu entre os 21 dias pré-parto e 28 dias pós-parto. Amostras de soro foram coletadas para a determinação das concentrações de bLP e atividade sérica de PON1. Houve diferença entre os três grupos (P ? 0,0001) de acordo com as concentrações de bLP, assim como entre os dias coletados (P ? 0,0001). No pré-parto, os níveis de PON1 apresentaram diferença entre grupos (P ? 0,05) e coletas (P ? 0,05). Vacas com alta concentração de bLP apresentaram menor atividade sérica de PON1 (P ? 0,05), enquanto vacas com baixos níveis do hormônio obtiveram maior atividade da enzima (P ? 0,05). No pós-parto não houve diferença entre grupos (P ? 0,10), houve diferença entre os dias coletados (P ? 0,0001) e interação entre grupos e coletas (P ? 0,01). O grupo com altas concentrações de bLP apresentou menores níveis de PON1 (P ? 0,01), enquanto vacas do grupo com baixo bLP mantiveram maiores concentrações de PON1 (P ? 0,01). Conclui-se que, vacas com maiores concentrações de bLP no período pré-parto apresentam redução na atividade sérica da enzima PON1 durante o período periparto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.