Efeito da suplementação com mananoligossacarídeo sobre parâmetros clínicos e ganho de peso vivo de bezerras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1547Palavras-chave:
Bezerro, Mananoligossacarídeo, Diarréia, Cálcio.Resumo
Mundialmente há uma tendência de restrição aos antibióticos na produção animal, e cada vez mais as pesquisas se concentram na busca por alternativas, como é o caso do uso de probióticos e prebióticos na alimentação animal. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do prebiótico mananoligossacarídeo (MOS) sobre o perfil metabólico, resposta imune, incidência de diarreia e ganho de peso de bezerras da raça Holandesa. Foram utilizadas 32 bezerras, divididas em dois grupos: Grupo mananoligossacarídeo (GMOS, n=16) e Grupo Controle (GC, n=16). O MOS foi administrado no leite em quantidade de 5g/ animal, uma vez ao dia, de 15 ± 7 até 43 ± 7 dias de idade, totalizando 28 dias de suplementação. Coletas de sangue para determinação do perfil metabólico, hemograma e níveis de anticorpos contra Salmonella typhimurium, pesagens corporais e avaliação da ocorrência de diarreia foram realizadas a cada 7 dias. Não houve efeito da suplementação com MOS sobre as variáveis analisadas. A partir destes resultados, concluímos que a suplementação com MOS não influenciou parâmetros clínicos e zootécnicos de bezerras da raça Holandesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Viviane Rohrig Rabassa, Talita Bandeira Roos, Elizabeth Schwegler, Eduardo Schmitt, Marcelo Moreira Antunes, Mateus Silveira Lopes, Paula Montagner, Francisco Augusto Burkert Del Pino, Carmen Lúcia Garcez Ribeiro, Marcio Nunes Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













