Fatores afetando a dispersão de argila de latossolos tratados com vinhaça
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p3997Palavras-chave:
Floculação de argila, Qualidade do solo, Disposição de resíduo.Resumo
A vinhaça é um resíduo rico em potássio gerado em grandes quantidades pela produção de etanol que, aplicada ao solo, pode promover mudanças na dispersão de argila em água e em sua qualidade física. O objetivo desse estudo foi avaliar a dispersão de argila em Latossolos após a aplicação de vinhaça e correlacioná-la com alguns atributos químicos. Amostras foram coletadas em dois Latossolos (155 e 471 g de argila kg-1), alocadas em vasos e permaneceram incubados por 120 dias após receberem doses de vinhaça (0, 50, 100, 150 e 200 m3 ha-1). O fósforo, carbono orgânico, pH H2O, pH KCl, pH CaCl2, Al3+, H+Al3+, Ca2+, Mg2+, K+, Na+, Delta pH e a proporção entre os cátions monovalentes e bivalentes foram avaliados e posteriormente correlacionados com o grau de floculação de argila. A vinhaça alterou quase todos as variáveis químicas em ambos os solos e aumentou a floculação no solo arenoso, mas não causou mudanças no argiloso. O Delta pH, Mg2+ e o K+ se correlacionaram significativamente com o grau de floculação no solo arenoso. É possível concluir que o efeito dispersivo do K+ adicionado pela vinhaça são irrelevantes, considerando o efeito floculante causado pelo incremento no conteúdo de Mg2+ e no Delta pH após a aplicação de vinhaça.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.