Caracterização, classificação e análise das principais propriedades dos solos do Sudoeste Goiano

Autores

  • Kathleen Lourenço Fernandes Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
  • Adriana Aparecida Ribon Universidade Estadual de Goiás/Professora
  • José Marques Junior Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
  • Angélica Santos Rabelo de Souza Bahia Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
  • João Tavares Filho Universidade Estadual de Londrina/ Professor

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1135

Palavras-chave:

Cambissolo, Latossolo, Óxidos de ferro e alumínio.

Resumo

A caracterização do solo e o agrupamento de suas propriedades por meio de análise de componentes principais podem auxiliar na classificação e na observação das consequências da conversão de áreas de mata nativa em pastagens. Tais dados podem auxiliar nas práticas de manejo adotadas. Considerando a ausência de estudos em solos do Cerrado do sudoeste goiano, desenvolvidos de metagranitos da suíte Jurubatuba, o objetivo deste trabalho foi classificar e estudar as propriedades físicas, químicas e mineralógicas de solos (sob mata nativa e pastagens) do Sudeste Goiano. As coletas de solo e classificação seguiram o Manual de Métodos de Campo e o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, respectivamente. Foram estudadas as propriedades físicas, químicas e mineralógicas dos solos, bem como feitas análises de componentes principais desses atributos. O perfil 1 sob mata nativa foi classificado como Cambissolo Háplico Tb eutrófico latossólico. O perfil 2 sob pastagem extensiva foi classificado como Latossolo Amarelo eutrófico típico. E o perfil 3 sob pastagem rotacionada foi classificado como Latossolo Vermelho eutrófico chernossólico. Observou-se que os Latossolos apresentaram maiores valores de densidade do solo e resistência do solo à penetração, indicando maior compactação dos solos. Os mesmos apresentaram maiores quantidades de óxidos de ferro e menor quantidade de nutrientes, como cálcio e magnésio. A análise de componentes principais permitiu o agrupamento dos perfis em dois grupos. O Grupo 1 reuniu as propriedades relacionadas aos Latossolos, e o segundo foi relacionado às propriedades do Cambissolo. Assim, a análise dos componentes principais auxilia a compreensão das propriedades dos solos e no agrupamento de solos com características semelhantes, a nível de ordem e de manejo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kathleen Lourenço Fernandes, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Ciência do Solo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Adriana Aparecida Ribon, Universidade Estadual de Goiás/Professora

Profª Drª, Universidade Estadual de Goiás, UEG, Palmeiras de Goiás, GO, Brasil.

José Marques Junior, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação Ciência do Solo e Produção Vegetal, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Angélica Santos Rabelo de Souza Bahia, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Ciência do Solo, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

João Tavares Filho, Universidade Estadual de Londrina/ Professor

Prof. Dr., Departamento de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Fernandes, K. L., Ribon, A. A., Marques Junior, J., Bahia, A. S. R. de S., & Tavares Filho, J. (2016). Caracterização, classificação e análise das principais propriedades dos solos do Sudoeste Goiano. Semina: Ciências Agrárias, 37(3), 1135–1154. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1135

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>