Caracterização, classificação e análise das principais propriedades dos solos do Sudoeste Goiano
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1135Palavras-chave:
Cambissolo, Latossolo, Óxidos de ferro e alumínio.Resumo
A caracterização do solo e o agrupamento de suas propriedades por meio de análise de componentes principais podem auxiliar na classificação e na observação das consequências da conversão de áreas de mata nativa em pastagens. Tais dados podem auxiliar nas práticas de manejo adotadas. Considerando a ausência de estudos em solos do Cerrado do sudoeste goiano, desenvolvidos de metagranitos da suíte Jurubatuba, o objetivo deste trabalho foi classificar e estudar as propriedades físicas, químicas e mineralógicas de solos (sob mata nativa e pastagens) do Sudeste Goiano. As coletas de solo e classificação seguiram o Manual de Métodos de Campo e o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, respectivamente. Foram estudadas as propriedades físicas, químicas e mineralógicas dos solos, bem como feitas análises de componentes principais desses atributos. O perfil 1 sob mata nativa foi classificado como Cambissolo Háplico Tb eutrófico latossólico. O perfil 2 sob pastagem extensiva foi classificado como Latossolo Amarelo eutrófico típico. E o perfil 3 sob pastagem rotacionada foi classificado como Latossolo Vermelho eutrófico chernossólico. Observou-se que os Latossolos apresentaram maiores valores de densidade do solo e resistência do solo à penetração, indicando maior compactação dos solos. Os mesmos apresentaram maiores quantidades de óxidos de ferro e menor quantidade de nutrientes, como cálcio e magnésio. A análise de componentes principais permitiu o agrupamento dos perfis em dois grupos. O Grupo 1 reuniu as propriedades relacionadas aos Latossolos, e o segundo foi relacionado às propriedades do Cambissolo. Assim, a análise dos componentes principais auxilia a compreensão das propriedades dos solos e no agrupamento de solos com características semelhantes, a nível de ordem e de manejo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.