Propriedades físicas de solo em diferentes sistemas de preparo para o cultivo da batata-doce

Autores

  • Amarílis Beraldo Rós Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • João Tavares Filho Universidade Estadual de Londrina
  • Graziela Moraes de Cesare Barbosa Instituto Agronômico do Parará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p227

Palavras-chave:

Ipomoea batatas, Plantio direto, Densidade do solo, Resistência do solo à penetração, Porosidade do solo, Formato de raiz.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar o impacto de sistemas de preparo em propriedades físicas de um Argissolo Vermelho Amarelo e no crescimento de raízes tuberosas de batata-doce. Para avaliação das propriedades físicas foi instalado experimento em blocos ao acaso, esquema de parcelas subdivididas. As parcelas corresponderam aos tratamentos preparo convencional com confecção de leiras e palha incorporada, preparo convencional com confecção de leiras sem palha, preparo reduzido com manutenção de palha na superfície e preparo reduzido sem manutenção de palha; e as subparcelas, a épocas de avaliação. Foram avaliadas densidade, porosidade total, macro e microporosidade, resistência à penetração de raízes e umidade gravimétrica do solo. Para avaliação do crescimento de raízes tuberosas foi instalado experimento no qual as parcelas corresponderam às formas de manejo do solo e as subparcelas, a épocas de colheita: 90, 120, 150 e 180 DAP. Foram avaliadas as relações comprimento/diâmetro de raízes tuberosas. Concluiu-se que o preparo reduzido confere maior resistência à penetração, reduzindo o crescimento das raízes tuberosas em comprimento, e que a presença de palha incorporada no preparo convencional favorece manutenção de menor valor de densidade de solo e maior macroporosidade ao longo do tempo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amarílis Beraldo Rós, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Pesquisadora Científica III da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA, Pólo Alta Sorocabana, Presidente Prudente, SP.

João Tavares Filho, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Associado C, Deptº de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Graziela Moraes de Cesare Barbosa, Instituto Agronômico do Parará

Pesquisadora do Instituto Agronômico do Parará, IAPAR, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2014-02-26

Como Citar

Rós, A. B., Tavares Filho, J., & Barbosa, G. M. de C. (2014). Propriedades físicas de solo em diferentes sistemas de preparo para o cultivo da batata-doce. Semina: Ciências Agrárias, 35(1), 227–238. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p227

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>