Propriedades físicas de solo em diferentes sistemas de preparo para o cultivo da batata-doce
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p227Palavras-chave:
Ipomoea batatas, Plantio direto, Densidade do solo, Resistência do solo à penetração, Porosidade do solo, Formato de raiz.Resumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar o impacto de sistemas de preparo em propriedades físicas de um Argissolo Vermelho Amarelo e no crescimento de raízes tuberosas de batata-doce. Para avaliação das propriedades físicas foi instalado experimento em blocos ao acaso, esquema de parcelas subdivididas. As parcelas corresponderam aos tratamentos preparo convencional com confecção de leiras e palha incorporada, preparo convencional com confecção de leiras sem palha, preparo reduzido com manutenção de palha na superfície e preparo reduzido sem manutenção de palha; e as subparcelas, a épocas de avaliação. Foram avaliadas densidade, porosidade total, macro e microporosidade, resistência à penetração de raízes e umidade gravimétrica do solo. Para avaliação do crescimento de raízes tuberosas foi instalado experimento no qual as parcelas corresponderam às formas de manejo do solo e as subparcelas, a épocas de colheita: 90, 120, 150 e 180 DAP. Foram avaliadas as relações comprimento/diâmetro de raízes tuberosas. Concluiu-se que o preparo reduzido confere maior resistência à penetração, reduzindo o crescimento das raízes tuberosas em comprimento, e que a presença de palha incorporada no preparo convencional favorece manutenção de menor valor de densidade de solo e maior macroporosidade ao longo do tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Amarílis Beraldo Rós, João Tavares Filho, Graziela Moraes de Cesare Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













