Estratégias de suplementação para vacas leiteiras mantidas em pastos de gramíneas tropicais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p401Palavras-chave:
Concentrado, Consumo de forragem, Digestibilidade, Produção de leite.Resumo
Objetivou-se avaliar estratégias de suplementação sobre o consumo de forragem e nutrientes, digestibilidade dos nutrientes, comportamento ingestivo, produção e composição do leite, eficiência alimentar, balanço de compostos nitrogenados e variação de peso corporal de vacas leiteiras mantidas em pastos de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia) no período seco do ano. Foram utilizadas oito vacas mestiças HolandêsXZebu no terço final de lactação, com peso médio de 505±44 kg e produção de leite inicial de 9,0±1,44 kg dia-1, em delineamento quadrado latino 4X4 duplo. O experimento consistiu de quatro períodos experimentais de 17 dias cada, sendo nove dias inicias para adaptação e oito dias para coleta de dados. Os tratamentos consistiram de mistura mineral e suplementos (energético, proteico ou múltiplo) fornecidos na quantidade de 2 kg por vaca dia-1. Os suplementos promoveram aumento no consumo de matéria seca e nutrientes (P < 0,05), sem alterar o consumo de forragem em relação a mistura mineral. Os tratamentos não alteraram o comportamento ingestivo dos animais (P > 0,05). Foi observado aumento (P < 0,05) na produção de leite em 19,51% para os animais suplementados e respostas produtivas marginais aproximadas de 0,64 kg de leite para cada kg de suplemento fornecido, no entanto, os diferentes suplementos promoveram queda (P < 0,05) no teor de gordura do leite. Foram observados maiores valores (P < 0,05) de energia líquida de lactação dos animais mantidos no suplemento múltiplo em relação ao energético, contudo não foi observado alteração (P > 0,05) na eficiência alimentar. O desempenho de vacas leiteiras mantidas em pastagem de gramínea tropical pode ser melhorado com o uso de suplementação concentrada de 0,40% do peso corporal dia-1, sem comprometer o consumo de forragem dos animais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.