Caracterização epidemiológica e fatores de risco associados às lentiviroses em pequenos ruminantes comercializados em feira de animais no Sertão de Pernambuco, semiárido brasileiro

Autores

  • José Romero Alexandre Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Clécio Henrique Limeira Universidade Federal de Campina Grande
  • Geilson Manoel de Souza Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Raymundo Rizaldo Pinheiro Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Francisco Selmo Fernandes Alves Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Vanderlan Warlington Souza dos Santos Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Sérgio Santos de Azevedo Universidade Federal de Campina Grande
  • Clebert José Alves Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1875

Palavras-chave:

Aglomerações, Imunodifusão em ágar-gel, Lentivirus, Pequenos Ruminantes, Western Blotting.

Resumo

Aglomerações de animais em eventos comerciais do tipo feiras de negócios representam um importante elo na transmissão de doenças infecciosas, resultando na importância do conhecimento acerca da epidemiologia das doenças de pequenos ruminantes. Desta forma, o objetivo desse estudo foi determinar a presença das lentiviroses em caprinos e ovinos comercializados na feira de animais da cidade de Tabira, Sertão de Pernambuco, bem como a identificação de possíveis fatores de risco associados à enfermidade. Foram coletadas amostras de soro de 233 caprinos e 119 ovinos, sem raça definida, pertencentes a doze proprietários, na feira de animais vivos do município no período de novembro de 2014 a junho de 2015. Foi aplicado questionário epidemiológico para análise dos fatores de risco. O diagnóstico da infecção por Lentivirus de Pequenos Ruminantes (LVPR) nas espécies foi realizado pela Imunodifusão em ágar-gel (IDGA) e Western Blotting (WB). Na IDGA foram utilizados antígenos de Vírus Maedi-visna (MVV) para ovinos e de vírus da Artrite-Encefalite Caprina (CAEV), cepa CAEV- Cork para caprinos, e no WB foi utilizado a cepa CAEV- Cork como antígeno para ambas espécies. As variáveis obtidas no questionário foram submetidas a análises estatísticas univariada e multivariada. Pela técnica de IDGA foi possível identificar um caprino soropositivo. Não foi detectada positividade nos ovinos. No WB 15/233 (6,44%; IC95% = 3,94 - 10,35%) caprinos e 8/119 (6,72%; IC95% = 3,45 - 12,71%) ovinos foram soropositivos, totalizando 23/352 (6,53%; IC95% = 4,39 - 9,61%) animais reagentes. Os doze rebanhos estudados apresentaram animais soropositivos. Vermifugar os animais anualmente (odds ratio = 5,9; IC 95% = 1,7 - 19,8; p = 0,04) foi identificado como fator de risco para enfermidade em caprinos. Não foram identificadas variáveis associadas ao risco de infecção em ovinos. Concluiu-se que os LVPR estão presentes em caprinos e ovinos comercializados na feira de animais. A técnica de WB apresentou maior sensibilidade que a IDGA para diagnóstico dos LVPR. Melhorias nas práticas de manejo sanitário podem reduzir o risco de infecção nos caprinos. Todos os rebanhos estudados apresentaram animais soropositivos para lentiviroses de pequenos ruminantes (SRLV), sendo recomendado adotar medidas que possibilitem aumentar o diagnóstico da doença e intensificar o controle de trânsito e fiscalização das aglomerações animais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Romero Alexandre Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Clécio Henrique Limeira, Universidade Federal de Campina Grande

Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Geilson Manoel de Souza Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Discente, Curso de Graduação em Medicina Veterinária, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Raymundo Rizaldo Pinheiro, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA Caprinos e Ovinos, CNPC, Sobral, CE, Brasil.

Francisco Selmo Fernandes Alves, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA Caprinos e Ovinos, CNPC, Sobral, CE, Brasil.

Vanderlan Warlington Souza dos Santos, Universidade Federal Rural do Semiárido

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal Rural do Semiárido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Sérgio Santos de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Clebert José Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Alves, J. R. A., Limeira, C. H., Lima, G. M. de S., Pinheiro, R. R., Alves, F. S. F., Santos, V. W. S. dos, Azevedo, S. S. de, & Alves, C. J. (2017). Caracterização epidemiológica e fatores de risco associados às lentiviroses em pequenos ruminantes comercializados em feira de animais no Sertão de Pernambuco, semiárido brasileiro. Semina: Ciências Agrárias, 38(4), 1875–1886. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1875

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>