Brucelose bovina: situação epidemiológica do Brasil e iniciativas no combate à doença

Autores

  • Inácio José Clementino Universidade Federal de Campina Grande
  • Sérgio Santos de Azevedo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2021

Palavras-chave:

Brucelose bovina, PNCEBT, Situação epidemiológica, Erradicação.

Resumo

A brucelose bovina causada pela Brucella abortus está presente em todo o território brasileiro, cuja distribuição das prevalências apresenta variações entre os estados e dentro das regiões produtivas dos estados, causando sérios prejuízos à bovinocultura e à saúde pública devido ao risco de transmissão ao homem. Por isso, desde o ano de 2001, está sendo implantado, em todas as Unidades Federativas do Brasil, o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), baseado na vacinação obrigatória das fêmeas, controle do trânsito de animais e certificação de propriedades como livres da doença. Esta revisão aborda a situação epidemiológica atual da brucelose bovina no Brasil, aspectos relacionados à importância econômica e saúde pública, bem como as iniciativas brasileiras para controle da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inácio José Clementino, Universidade Federal de Campina Grande

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Sérgio Santos de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

Prof., Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Clementino, I. J., & Azevedo, S. S. de. (2016). Brucelose bovina: situação epidemiológica do Brasil e iniciativas no combate à doença. Semina: Ciências Agrárias, 37(4), 2021–2034. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2021

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>